[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Menstruação no verão: como o calor e as férias podem afectar o ciclo menstrual

As altas temperaturas, o stress das férias e as mudanças na rotina podem mexer com o equilíbrio hormonal e tornar a menstruação mais desconfortável. A INTIMINA partilha estratégias simples para minimizar o impacto do verão no ciclo menstrual e manter o bem-estar íntimo

No verão, o seu ciclo menstrual pode ser alterado devido ao calor, às mudanças na rotina e ao stress associado às férias. Fatores que tornam a menstruação mais incómoda. Porém, há pequenas adaptações que tornam esta altura mais fácil de lidar.

A INTIMINA, empresa que oferece a primeira gama de produtos dedicada a cuidar todos os aspetos da saúde íntima feminina, partilha quatro dicas essenciais para compreender e cuidar da saúde íntima durante os meses mais quentes do ano. 

1| O calor pode atrasar ou alterar a menstruação

As temperaturas elevadas podem afetar o eixo hormonal e provocar alterações no ciclo menstrual. O calor intenso ativa mecanismos de adaptação no corpo, como a vasodilatação, o que pode atrasar a ovulação ou alterar a duração e intensidade da menstruação.

Perante isto, é importante manter uma rotina o mais estável possível ao nível do descanso, alimentação e hidratação. Tomar duches frios ou usar roupa transpirável também pode ajudar a reduzir o stress térmico no corpo, que, em conjunto com o acompanhamento do ciclo para identificar padrões, pode diminuir o impacto do calor na menstruação.

2| A transpiração e a humidade podem causar irritações íntimas

No verão, transpira-se mais e tende-se a usar roupa mais justa ou tecidos sintéticos, o que pode provocar irritações ou infeções. Além disso, o uso prolongado de produtos descartáveis pouco transpiráveis, como pensos higiénicos ou protetores diários, agrava estas incómodas situações.

Para as evitar, é aconselhável não usar peças justas nem materiais sintéticos. Contribui para manter o equilíbrio íntimo optando por tecidos naturais e produtos menstruais respiráveis, como as cuecas menstruais Bloom da INTIMINA, fabricadas com algodão orgânico ultra suave, que as torna biocompatíveis e ecológicas.

Cuecas menstruais Bloom da INTIMINA

3| Alterar a rotina pode afetar o equilíbrio hormonal

Durante as férias, as viagens, mudanças de horários ou uma alimentação sem regras são fatores que também podem influenciar o equilíbrio hormonal. Dormir menos ou estar mais sobre stress pode alterar a regularidade do ciclo e a intensidade dos sintomas pré-menstruais.

Manter rotinas básicas, como ir para a cama e levantar-se a horas semelhantes, alimentar-se de forma equilibrada e procurar momentos de calma (mesmo durante a viagem) pode ajudar a reduzir o impacto das férias no ciclo menstrual.

“É fundamental escolher produtos menstruais que se alinhem com as necessidades reais de cada mulher: que se adaptem ao fluxo, que sejam reutilizáveis, cómodos e fáceis de limpar. Ao optar por alternativas sustentáveis, não só se ajuda o planeta, como também se contribui para melhorar a saúde íntima, reduzindo o contacto com materiais sintéticos”, afirma Pilar Ruiz, Marketing and Communications Manager da INTIMINA em Espanha e Portugal

4| Não deixes de tomar banho ou praticar desporto

Muitas mulheres evitam o mar ou a piscina durante a menstruação por receio de fugas ou infeções. Com opções como os copos menstruais, como o Lily Cup da INTIMINA, é possível manter a rotina de banhos ou desporto sem interrupções, com total segurança e higiene.

Lily Cup da INTIMINA

As fugas e as trocas frequentes deixam de ser uma preocupação, pois permitem até oito horas de uso contínuo. Por isso, tornam-se aliados perfeitas para desfrutar do verão com total liberdade e confiança.

Veja mais em Saúde

PUB


LuxWOMAN