[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O automóvel nos dias de hoje

No âmbito do Dia Europeu Sem Carros, foi realizado um estudo sobre a forma como o automóvel é encarado hoje em dia. De símbolo de status social e modernidade, passou a ser visto como um bem associado a custos elevados e a vários incómodos.

A análise foi feita pelo Observador Cetelem e os resultados mostram que 74% dos portugueses encaram o carro como um meio de transporte como outro qualquer, enquanto 11% o consideram um bem obsoleto.

A esmagadora maioria dos entrevistados (86%) concorda que o carro é sinónimo de custos muitos elevados e 47% faz ainda a associação a outros aspetos negativos, como o stress, o barulho e a poluição.

O estudo mostrou ainda que Portugal é o país europeu que recorre mais aos sistemas de partilha de boleias, sendo que 28% dos inquiridos afirmam ter partilhado boleias ao longo do ano que passou, um valor que é superior à média europeia de 20%.

Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem, afirma que tem vindo a “verificar-se uma maior consciencialização por parte dos automobilistas, que se mostram agora mais cientes das desvantagens do carro e do seu impacto no meio ambiente”.

O estudo foi realizado em parceria com a especialista francesa em análise estratégica BIPE, e os inquéritos foram feitos pela TNS Sofres em julho de 2014, a um total de 7550 pessoas de 14 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.

O Dia Europeu Sem Carros decorre esta terça-feira, 22 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Adira ao movimento e deixe o carro em casa!

Veja mais em Sociedade

PUB