Depois de um 2022 marcado pela agressão de Will Smith a Chris Rock, a 95.ª cerimónia dos Óscares trouxe vencedores expectáveis, discursos inspiradores e looks irresistíveis ao Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia.
Quem levou os Óscares para casa?
Nomeado para 11 categorias pela Academia, não era de admirar que o filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” ganhasse a maior parte. Foram sete as que arrecadaram, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert), Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator Secundário (Ke Huy Quan), Melhor Atriz Secundária (Jamie Lee Curtis), Melhor Argumento Original e Melhor Montagem.
O filme “A Oeste Nada de Novo” foi o segundo mais premiado da noite, levando para casa os óscares de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Cenografia / Direção Artística.
“A Baleia” arrecadou dois prémios: Melhor Ator ( Brendan Fraser) e Melhor Caracterização. “A Voz das Mulheres” ganhou o prémio de Melhor Argumento Adaptado, o “Pinóquio de Guillermo del Toro” ganhou Melhor Longa-Metragem de Animação, o Melhor Documentário foi “Navalny”, de Daniel Roher, a Melhor Curta-Metragem Documental foi “The Elephant Whisperers”, de Kartiki Gonsalves, e a Melhor Curta-Metragem foi “An Irish Goodbye”, de Tom Berkeley e Ross White.
“Avatar: O Caminho da Água” ganhou Melhores Efeitos Especiais e “Black Panther: Wakanda Para Sempre” o Melhor Guarda-Roupa. A Melhor Canção Original foi “Naatu Naatu” – “RRR”, de M.M. Keeravaani e Chandrabose e o Melhor Som foi para “Top Gun: Maverick”.
Infelizmente, o português “Ice Merchants” não levou para casa o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação, perdendo para “The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse”, de Peter Baynton e Charlie Mackesy.
Discursos Inspiradores
Ke Huy Quan (Mike Coppola/Getty Images)
Ke Huy Quan, que se tinha afastado da indústria por falta de oportunidades, marcou a noite com o seu discurso inspirador. O ator que ganhou o prémio de Melhor Ator Secundário, emocionado, contou um pouco da sua história e percurso desafiantes: “A minha viagem começou num barco. Passei um ano num campo de refugiados, e de alguma forma, acabei no maior palco de Hollywood”.
Looks irresistíveis na Passadeira Champanhe
Na Passadeira Champanhe, os tons neutros, como o branco e o preto, dominaram. No entanto, os volumes, o brilho e as transparências também estiveram em alta. Estes foram os nossos favoritos: