[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Polémico: descobrimos o restaurante favorito dos portugueses

A 2.ª edição do TheFork Awards with Mastercard consagrou o restaurante Polémico como o preferido do público e o restaurante Santa Joana como o preferido dos Chef’s

Na semana passada, o Convento do Beato voltou a ser o epicentro da celebração da gastronomia nacional, com a 2.ª edição dos TheFork Awards with Mastercard. Sob o tema “Legends”, a gala, conduzida por Vasco Palmeirim, reuniu mais de 200 convidados entre chefs, personalidades do setor e parceiros do TheFork, numa noite que distinguiu os melhores restaurantes do ano e prestou homenagem às grandes figuras que moldam o panorama gastronómico português.

O favorito do público

O Polémico foi o vencedor do People’s Choice Award, entre os restaurantes nomeados pelo júri constituído por 53 prestigiados chefs portugueses — entre os quais nomes com estrela Michelin como Marlene Vieira, Rui Paula, João Sá e Henrique Sá Pessoa. O restaurante foi um dos grandes protagonistas da noite, distinguido como o preferido dos portugueses em 2025.

Polémico

O chef António Lobo Xavier afirmou não estar “mesmo à espera deste prémio”. O Polémico abriu há 10 meses e propõe uma fusão gastronómica em que o menu muda de dois em dois meses:

“Somos cinco sócios, sendo que o mais velho tem 26 anos. Receber esta distinção entre restaurantes tão conceituados é mesmo um motivo de orgulho. Propomos uma fusão gastronómica onde a comida de excelência é para toda a gente, dentro de um ambiente informal, com guardanapos de pano, pratos de inox e cozinha de chef. Mudamos o menu de dois em dois meses porque acreditamos que a criatividade pode repensar sabores”, afirmou o chef António Lobo Xavier.

O Top 10 de restaurantes mais votados pelo público, que salienta o melhor da gastronomia nacional, inclui: o Marina com Noélia, em Olhão; o Belos Aires Praia, em Arcozelo; a Carvoaria, em Lisboa; o Bougain Avenida, em Lisboa; o De Raiz, em Almada; o Renascimento, em Guimarães; o Raio, em Lisboa; o Intemporal, em Paço de Arcos; e o Bonança, em Lisboa.

O restaurante de eleição dos chefs

O Santa Joana foi também um dos grandes protagonistas da gala, ao ser distinguido com o Chef’s Choice Award, atribuído pelos chefs do júri como reconhecimento da sua inovação e excelência gastronómica.

A este prémio, o Santa Joana somou o Media’s Choice Award, reforçando o destaque de uma noite marcada pela homenagem ao chef Nuno Mendes, cujo percurso e contributo para a gastronomia portuguesa foram amplamente reconhecidos.

Chef Nuno Mendes

“Este prémio é um orgulho enorme para mim e para a nossa equipa. Estamos há um ano a montar uma casa onde somos os anfitriões de um convento com mais de quatrocentos anos de história. Tentámos criar um espaço com um ambiente boémio e divertido, onde honramos o sítio onde estamos, com inspiração na cozinha portuguesa, mas também nas viagens por todos os sítios por onde já andámos até à Lisboa de hoje. Somos uma equipa de profissionais incríveis, que tem levado este projeto para a frente; é o trabalho desta equipa e o seu empenho que nos traz este prémio. É uma honra enorme sermos reconhecidos”, afirmou o chef Nuno Mendes, que subiu ao palco três vezes nesta segunda edição.

O que causou impacto

Nesta segunda edição, os TheFork Awards with Mastercard apresentaram a novidade da criação de um novo reconhecimento: o Mastercard Impact Award, atribuído ao restaurante Intemporal, liderado pelo chef Miguel Laffan, em Paço de Arcos, pelo seu apoio às comunidades locais, promoção do turismo autêntico e incentivo ao talento.

Categorias especiais

Os vencedores das categorias especiais foram também selecionados entre os 37 restaurantes nomeados de nove distritos, refletindo talento, diversidade, sustentabilidade e inovação:

  • Media’s Choice Award: selecionado por um painel de jornalistas especializados — Rafael Tonon, Alexandra Prado Coelho, Cláudia Lima Carvalho e Catarina Moura — que premiou o restaurante Santa Joana, em Lisboa, como a melhor abertura gastronómica do último ano, também galardoado com o Chef’s Choice Award, reforçando o reconhecimento atribuído pelos chefs.
  • Prémio Excelência na Carta de Vinhos: distinguiu o restaurante Largo do Paço, em Amarante, cuja carta de vinhos se destaca pela sua curadoria exemplar, elevando a experiência enogastronómica a um patamar de referência. Este prémio foi atribuído pela Sogrape.
  • Prémio Raízes: atribuído pelo Recheio ao restaurante Fitapreta – A Cozinha do Paço, em Évora, por manter uma ligação profunda com a terra, o território e os seus produtores, preservando tradições, promovendo a sustentabilidade e valorizando a cultura alimentar local.

Veja mais em Gastronomia

PUB


LuxWOMAN