[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Rendida às sardinhas?

Já tínhamos falado sobre o Menu Sardinha do restaurante Arola há uns tempos. Por isso, sabia a carta quase de cor. O convite para experimentar este menu criado especialmente para a época dos santos populares chegou em boa hora. Eu, que nunca gostei de sardinhas, estava pronta para as degustar de forma totalmente diferente…

Seguimos rumo ao Arola, no Penha Longa Resort. O dia estava limpo e a serra de Sintra sorria, mais verde do que nunca, a contrastar com o branco imaculado do restaurante. O Arola é como um rasgo de modernismo branco e azul a sair de um quadro místico e sofisticado da natureza, com vista para os campos de golfe.

Desde o amuse-bouche até à sobremesa, as sardinhas foram realmente as grandes protagonistas. O menu Sardinha inclui quatro pratos: sardinhas de conserva natural, uma que faz lembrar o Algarve e outra que se inspira nos sabores da Catalunha; uma sardinhada de polvo, feita com uma base de polvo à lagareiro – sem dúvida, o meu favorito!; uma bola típica de sardinhas, uma nova versão muito saborosa da sardinha assada no pão; sardinha alimada com feijão Kénia e crumble de gema de ovo e cebola frita, o mais elaborado de todos. Para sobremesa, vem a sardinha doce de Trancoso, das freiras da ordem de Santa Clara. Com água na boa? Ainda vai a tempo! O Menu Sardinha está disponível até ao final deste mês.

É curioso ver que cada prato tem, na sua base, receitas e sabores tradicionais da cozinha mediterrânica, uma assinatura reconhecida do chef Sergi Arola, que conta já com duas estrelas Michelin.

Para que os santos populares fossem festejados mesmo a rigor, também os cocktails que acompanharam o menu eram especiais, criados no bar de vodkas do Arola. Inspirados nos aromas dos manjericos, foram a combinação ideal para a minha estreia nas sardinhas. O meu favorito? O vinho mojito de pera bêbeda e manjericão.

Se já me rendi às sardinhas? Assim, sim, mas continuarei eternamente a tentar evitar as espinhas…

Imagem de destaque: Sardinhas de conserva natural, uma do Algarve e outra da Catalunha.

Veja mais em R3dação

PUB