[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Rosalía, conquistar o mundo ao ritmo do flamenco

3 de 4

À guitarra flamenca, Rosalía juntou as palmas, tão características deste género musical e que acabou por servir como uma ponte para difusão do género para o mainstream, devido ao ritmo e intensidade que transmitiam à sua obra. Este foi apenas um dos ingredientes da complexa receita do seu sucesso.

Se o respeito pelas tradições é uma preocupação relevante para Rosalía, o seu sucesso e a difusão do flamenco como algo renovado, moderno e passível de ser consumido em todo o mundo, não fica atrás. Depois do estonteante sucesso da sua primeira obra, Los Angeles, a espanhola colocou a fasquia bastante alta, mas, e sem grande surpresa, acabou por superá-la.” El mal querer “ foi o sucessor da sua obra de estreia e deixou Espanha a seus pés. Co-produzido por El Guincho, aclamado produtor espanhol, o álbum levou com que publicações como a Rolling Stone e a Pitchfork considerassem Rosalía, a artista revelação de 2018, promovendo semanalmente o seu trabalho. Temas como MalamenteBagdad Pienso en tu mirá tornaram-se verdadeiros hinos e honrosos embaixadores da obra da artista por todo o mundo, aproveitando a boleia da onda latina que tem invadido o panorama musical. Se ainda olha com algum desdém para este mercado latino, Rosalía pode ser a sua melhor porta de entrada no género.

Outra das características que permitiu catapultar a artista foi o seu espírito feminista, movimento que tem merecido destaque em todo o globo. O seu álbum é a prova viva disso: um disco sobre uma mulher submissa ao seu marido, em que o ciúme consome a relação. Com o avançar das canções, um sentimento de liberdade vai-se desenvolvendo e é sentenciado em versos como “ a ningún hombre consiento que dicte mi sentencia”, presente no tema final do álbum. A isto juntou uma estratégia que, ultimamente, tem sido replicada por muitos artistas, a combinação de elementos históricos e tradicionais, com uma nova roupagem, mais moderna e adaptada para o novo público. O resultado? É uma das caras das novas coleções da Pull & Bear, uma das marcas mais vendidas do grupo espanhol, Inditex e tornou-se uma inspiração para milhares de jovens, não apenas pela sua música, mas pela sua maneira de ser e de pensar.

Continue a ler na página seguinte

3 de 4

Veja mais em Pessoas

PUB