[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Roteiro Gastronómico: o que há de novo para provar

Do primeiro pairing não alcoólico na Madeira à nova carta de inverno do Rocco, delicie-se com estas novidades.

No que toca à gastronomia, há sempre novidades: seja um restaurante novo que abriu, uma carta renovada ou um evento a não perder. A pensar em todos os foodies (termo criado por Paul Levy e Ann Barr para se referirem a pessoas que são “viciadas” em comida e bebida), que gostam de estar a par das últimas notícias, reunimos o que há de novo para provar.

Rocco: uma nova carta para descobrir

A comandar a cozinha do Rocco, restaurante italiano que fica localizado no piso térreo do Hotel The Ivens, está o Chef Ricardo Bolas. Juntamente com a sua equipa, para esta estação, preparou uma seleção de novidades deliciosas, a par de alguns aguardados regressos.

Para abrir o apetite, nada como um arranque simples e irresistível com a nova Focaccia de Tomate. Nos pratos principais há que experimentar o Gnudi com cogumelos, acelgas e cebolinho, o  Polpette di anatra al sugo com polenta cremosa e a Paccheri de Lavagante. A acrescentar, há dois clássicos que estão de volta, porque a tradição é tradição: o Rigatoni all’Amatriciana e o Ossobuco com Risotto de Açafrão.

Para enriquecer ainda mais o menu, nas sobremesas, a novidade do chef Claiton Ferreira é o Soufflé de Marron Glacê, um final doce e perfeito para fechar a refeição com chave de ouro.

Também no menu do Gastrobar chega um add on ao Bife Rocco com possibilidade de acrescentar carabineiro, porque tudo fica melhor com um toque do mar. Ao menu de snacks chegam charcutaria e queijos, uma nova experiência de degustação com produtos autênticos de diferentes origens e qualidade indiscutível, como Prosciutto crudo di parma 18 mesi, um clássico italiano curado por 18 meses, com sabor delicado e textura sedosa; e uma seleção exclusiva dos melhores queijos, com Serra da Estrela DOP, o icónico queijo português, cremoso e de sabor intenso, Pecorino com Trufa, queijo de ovelha italiano enriquecido com trufa, Parmigiano Reggiano DOP 24 meses, um clássico envelhecido, Blue Stilton DOP , o mais tradicional queijo azul inglês, rico e encorpado, e Chevrette du Châtelard , um queijo de cabra francês com sabor delicado e refinado.

A primeira ‘Negroni Night’ do 18.68 Cocktail Boutique

A 19 de fevereiro, quarta-feira, Paulo Gomes e Emanuel Minez recebem no seu bar do Chiado, o 18.68 Cocktail Boutique, o bartender eslovaco Maroš Dzurus, do premiado bar de Oslo, Himkok.

Natural da Eslováquia, Maroš Dzurus desenvolveu desde cedo uma paixão pela mixologia. Depois de trabalhar durante sete anos num bar em Prešov, decidiu expandir os seus horizontes e mudou-se para Oslo, mesmo sem ter grande domínio do inglês. No Himkok, bar fundado em 2015 num dos edifícios mais antigos de Oslo, Maroš assumiu a posição de bar manager. Sob a liderança de Maroš, o bar alcançou reconhecimento global, atingindo a 10.ª posição na lista dos “World’s 50 Best Bars” em 2023. A filosofia do bartender centra-se na criação de cocktails que refletem a cultura e os sabores escandinavos. Um exemplo é o cocktail “Multekrem”, inspirado numa sobremesa natalícia feita com amoras árticas e natas batidas, evocando memórias de infância nos clientes. Além disso, o Himkok produz o seu próprio aquavit, uma bebida tradicional escandinava destilada a partir de grãos e batatas, aromatizada com ervas e especiarias como cominho e sementes de endro.

Maroš Dzurus

Maroš Dzurus

O 18.68 Cocktail Boutique, o bar anfitrião deste evento imperdível para os amantes e curiosos do mundo da mixologia, é o mais recente projeto de Emanuel Minez e Paulo Gomes, nomes incontornáveis da coquetelaria nacional. Conhecidos pelo sucesso do premiado Red Frog Speakeasy – o único bar português no top 100 dos The World’s 50 Best Bars – e do inovador Monkey Mash, os dois profissionais trazem agora um conceito que combina a elegância dos clássicos com uma abordagem moderna e descomplicada.

Localizado no Chiado, uma das zonas mais icónicas de Lisboa, o 18.68 Cocktail Boutique nasce da reabertura deste espaço no Bairro Alto Hotel em maio de 2024, mas surge com uma proposta diferenciadora e independente, com uma carta de cocktails pensada para celebrar o momento do aperitivo, revisitando clássicos modernos e introduzindo novas criações de assinatura.

DURO, o novo restaurante que faz um tributo ao clássicos de Lisboa

O restaurante Duro apresenta um conceito que une o passado ao presente, resultando numa oferta autêntica, de gastronomia europeia, a lembrar os clássicos lisboetas do início e meados do século XX, imbuído de um saudosismo revivalista que valoriza a tradição e a qualidade da gastronomia dessa época.

Inspirado no conceito de uma “brasserie” ou “bistrô” parisienses, o Duro assume-se como verdadeiramente português, numa homenagem aos clássicos restaurantes de uma Lisboa com influência francesa e espanhola, com a carta a reinterpretar pratos como Chateaubriand, Polvo à Galega ou Ovos Rotos com Carabineiro. Da oferta da cozinha, sobressai a portugalidade, como Arroz de Forno de Robalo e Gambas ou Barriga de Leitão crocante, oferecendo também uma seleção de pratos vegetarianos, como Cogumelos à Brás com Trufa. À frente da cozinha, encontra-se o chef executivo Sandro Farinho, que junta este novo desafio ao do restaurante Yuppie, na Avenida da Liberdade, com um percurso marcado por uma gastronomia de alta qualidade.

Chef executivo Sandro Farinho

Chef executivo Sandro Farinho

Situado numa loja de esquina, com um pé direito de quase quatro metros e amplas janelas que permitem a entrada de luz natural, o Duro combina um ambiente acolhedor com o dinamismo de uma localização privilegiada, perto da Rua de S. Paulo. A zona é central, de fácil acesso, e atrai tanto habitantes locais como turistas, com o privilégio de oferecer aos clientes parque de estacionamento privado e uma cozinha aberta das 12h00 às 23h00 ou meia-noite, conforme o horário, sem interrupções, que se ajusta às necessidades de quem passa pelas redondezas ou procura fazer uma refeição fora dos horários convencionais. À noite, os jantares são ainda animados com a presença de um Dj ao longo de toda a semana.

ÀCosta by Olivier Lisboa celebra a diversidade gastronómica portuguesa na Capital 

O ÀCosta by Olivier Lisboa apresenta a iniciativa gastronómica “ÀMesa com…”, um projeto que pretende trazer à capital os sabores mais autênticos das várias regiões do país. Todos os meses, vai receber um restaurante de referência para apresentar um menu de degustação exclusivo, proporcionando aos clientes uma verdadeira viagem pela diversidade e riqueza da gastronomia portuguesa.

A primeira edição da iniciativa, marcada para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, terá como convidada a histórica Adega Vila Lisa, uma referência gastronómica do Algarve. Criada nos anos 80 na Mexilhoeira Grande, em Portimão, a Adega tornou-se célebre por não ter ementa fixa — o cliente comia o que havia no dia, sempre com a garantia de sabores genuínos algarvios.

Para o “ÀMesa com”, a Adega Vila Lisa preparou um menu de degustação que reflete a história da região, bem como a sua simplicidade e excelência dos produtos. Começando pelas entradas, somos apresentados com a Tomatada, a Batata de Alhada, o Requeijão e Morcela e o Biqueirão Anchovado. Nos pratos principais, a tradicional Canja de Amêijoas, o Polvo Assado no Forno com batata e o Caldo de grão com Rabo de Boi assumem o protagonismo. O menu termina com doces típicos como Arrepiados de Amêndoa e Queijo de Figo e Amêndoa, acompanhados de Café de Saco e Medronho.

O menu tem um valor de €50 por pessoa, sem bebidas incluídas, e as reservas podem ser feitas através dos contactos:  T. +351 21 052 2724 E. acostalisboa@olivier.pt ou pelo site: Booking wizard

Novo chef, novo menu

A Taqueria Paloma tem um novo chef, com um currículo gastronómico já bem conhecido no panorama da cidade. Aarón Villarreal assume as rédeas da cozinha do restaurante mexicano com o sonho (e propósito) de tornar a Paloma a melhor loja de tacos em Portugal, consigo ao leme, juntando a tradição mexicana à inovação culinária.

De 2014 a 2017, foi chef de cozinha no restaurante Pistola y Corazón, um período crucial na sua carreira, onde consolidou o seu estilo e aprofundou a sua ligação com sabores autênticos e inovadores, e recentemente colaborou com o restaurante Pap’Açôrda. Hoje, Aarón Villarreal  é reconhecido pela sua abordagem única, que mistura as influências mexicanas com uma ampla variedade de técnicas e ingredientes de todo o mundo.

No novo menu encontramos um mix de paladares, onde não falta ADN latino. Nas entradas estão o Aguachile (ceviche mexicano picado com camarão), os Chilaquiles Y Chicharrón (Pico de Gallo e chicharrón de Porco), ou as Tostadas Especiales (aguachile com chicharrón). Já nos tacos, há opções como o Al Pastor (Porco marinado com abacaxi assado), Chorizo Verde (chouriço fumado com tomate verde), ou ainda o de Camarão, entre muitos outros.

É ainda possível provar as clássicas quesadillas de queijo. De carne Al Pastor e de vaca, os burritos são servidos em tortilha de farinha 100% orgânica ou em salada.

E nas bebidas, não poderiam faltar Margaritas e cocktails como Mezcal Mule , Mezcal Negroni ou Pina Colada.

O primeiro paring  não alcoólico da Ilha da Madeira

O William Restaurant, icónico destino gastronómico com morada no Reid’s Palace Belmond Hotel, acaba de lançar uma novidade pioneira na Madeira: um pairing não alcoólico desenvolvido pelo chef Executivo Criativo, José Diogo Costa. Esta nova proposta do restaurante detentor de uma estrela Michelin pretende elevar a sua proposta culinária a um nível sem precedentes na ilha, combinando inovação, sustentabilidade e inclusão.

Chef José Diogo Costa

Chef José Diogo Costa

Inspirado pelas práticas de sustentabilidade e pela filosofia do desperdício zero, o chef José Diogo Costa criou bebidas únicas a partir de ingredientes reaproveitados entre os vários restaurantes da unidade hoteleira, tal como a batata-doce, melancia e soro de leite, celebrando sabores inesperados e técnicas artesanais. Uma novidade que reflete o compromisso do William Restaurant com a excelência gastronómica e o respeito pelo planeta, proporcionando uma alternativa sofisticada às harmonizações tradicionais.

Este pairing inclui criações como kombucha personalizada, kwass sem álcool feito de pão reaproveitado ou bebidas lacto-fermentadas que resgatam a essência dos ingredientes locais. Cada bebida é cuidadosamente desenvolvida para complementar os pratos do restaurante, resultando numa harmonia de sabores que enriquece a experiência gastronómica.

O novo pairing não alcoólico tem um custo adicional de €45 por pessoa, e está disponível mediante reserva no William Restaurant, de terça a sábado, das 19h30 às 23h00.

Veja mais em Gastronomia

PUB


LuxWOMAN