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SEAT Leon: ao volante dos novos membros

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9h30, edifício da SEAT Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. Está frio, mas o céu está limpo. Sorrio e penso como vai ser bom voltar aos velhos tempos dos test-drives. Os protagonistas são o SEAT Leon X-perience, o novo membro da gama de familiares compactos da marca, e a nova versão do Leon Cupra, ícone desportivo da SEAT. Promete!

11h30, Hotel Dolce Campo Real, em Torres Vedras. Depois de um reforço do pequeno-almoço, ouvimos atentamente Teresa Lameiras, diretora de Marketing da SEAT Portugal, explicar-nos como vai decorrer a manhã: uma equipa vai testar primeiro o X-perience, enquanto a outra faz o percurso com o Cupra. Depois, trocamos.

Vamos em duplas, e não é preciso olhar para o road book (a folha que nos indica o percurso do test drive), porque teremos um carro guia a mostrar-nos o caminho. Escolhi começar pelo X-perience, com a colega Maria João, e estava ansiosa. Este compacto com tração às quatro rodas, com um preço base de cerca de 33 mil euros e um consumo médio de 4,9 l/100 km, tem uma gama de motores TDI que chega aos 184 CV, precisamente a versão que estávamos a testar.

Já ao volante, há um misto de sensações: a adrenalina de conduzir um todo-o-terreno e o sentimento de segurança de um automóvel familiar compacto. O resultado? Pura diversão: nas curvas apertadas, nos solavancos dos troços de terra batida da serra de São Julião (com uma impressionante vista para a serra do Montejunto), nas descidas íngremes e na tranquilidade do asfalto.

O X-perience porta-se muito bem em todos os cenários, fazendo da condução uma experiência versátil e muito dinâmica. Alta segurança (além da tração integral, possui um potente sistema de travagem e assistentes de condução, controlo de velocidade de cruzeiro e função de travagem de emergência em caso de perigo de colisão), mas sem aborrecer, nem por um segundo… Os 184 CV sentem-se, os buracos no chão nem por isso!

No que toca a tecnologia, há muito a dizer. Fiquei fascinada pelo intuitivo sistema de navegação tátil no tablier, com um sem-número de funções, desde entretenimento a utilidades como o emparelhamento por Bluetooth, a leitura de mensagens e a apresentação de imagens 3D.

Depois, há a elegância. O design deste all road cativou-me de dentro para fora, com linhas sóbrias mas sofisticadas nos assentos e nos detalhes, que vivem em harmonia com um exterior mais aventureiro. Tem muita personalidade. Não é isso que faz a diferença quando estamos ao volante? A generosa bagageira completa a lista de vantagens deste familiar, que está pronto para transportar o carrinho de bebé, o skate e as malas de viagem, tudo de uma vez só.

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