[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Susana Ribeiro: “O Mulheres em Viagem é uma comunidade que encara as viagens como uma forma de empoderamento e desenvolvimento pessoal”

Cada vez há mais mulheres a viajar, mas muitas ainda receiam fazê-lo sozinhas. Por isso, tendem a procurar grupos onde possam estar rodeadas de outras mulheres e assim, sentirem-se mais seguras. E é nisso que consiste o trabalho do Mulheres em Viagem, fundado por Susana Ribeiro e a sua irmã, Rafaela Santiago.

Lançado no Dia Internacional da Mulher, neste ano, o Mulheres em Viagem não é uma agência de viagens propriamente dita, mas sim uma marca nacional registrada, onde Susana trabalha com agências de viagens, que já estão no mercado há muito tempo. Este trabalho consiste na organização de viagens mistas ou só para mulheres.

Considerei que não valia a pena abrir mais uma empresa, já que o meu trabalho seria exatamente o mesmo. Assim, o Mulheres em Viagem é um projeto, um conceito, uma marca nacional e uma comunidade que encara as viagens como uma forma de empoderamento e desenvolvimento pessoal”, afirma Susana.

Diferente do seu primeiro blog,o Viaje Comigo, este permitiu-lhe uma maior proximidade a causas e ao ativismo:Como jornalista, como mulher, como viajante, no século XXI, olho em meu redor e ainda vejo tudo o que precisa de mudar para as mulheres terem igualdade de direitos e liberdades. E para mim, o feminismo é algo que vem libertar todos, homens e mulheres, de crenças limitadoras, impostas pela cultura, pela religião, em suma pela sociedade que nos rodeia. Há muito para mudar. São tantas as causas que até nos perdemos nelas…”

Apesar do Mulheres em Viagem ser mais focado nas mulheres, Susana afirma que o seu trabalho principal continua a ser levar cada vez mais pessoas a viajarem e a perderem os seus medos, sejam eles homens ou mulheres.

Uma das bases deste projeto foram as Conversas de Confinamento”, entrevistas que foi fazendo no segundo confinamento. Sem poder viajar durante 1 ano e meio, esta foi a solução que encontrou para “não dar em maluca”. Foram ao todo 88 conversas, 88 mulheres, 88 temas distintos e ligados ao mundo feminino. Apesar de gostar de ter feito este projeto, neste momento as viagens ocupam-lhe todo o seu tempo.

Diz-nos que gostou de todas as entrevistas que fez e que aprendeu imenso com todas elas, mas destaca Paula Matias, com quem irá, em março de 2022, fazer um retiro sobre escrita pessoal e propósito de Vida.

“Vai ser especial! Vai ser em março de 25 a 27. A Paula Matias é coach e trabalha com o Propósito de Vida e uma amante de viagens também! Tivemos uma sinergia muito grande entre as duas e desde março de 2021 que falamos em construir algo juntas.”, revela-nos Susana.

Com uma borboleta que representa a mudança e uma lua feita de ciclos como nós mulheres, o logotipo do projeto é tão especial quanto ele.

Logotipo do Mulheres em Viagem

Logotipo do Mulheres em Viagem

Ficou com curiosidade para saber mais sobre a Susana e o seu projeto? Pode contactá-la através do seu Instagram ou do site Mulheres em Viagem.

Agora já não há mais desculpas para não viajar!

Veja mais em Lifestyle

PUB