Há momentos que guardamos na memória pelas melhores razões. O sábado, dia 16 de novembro, foi um deles.
A LuxWoman recebeu um convite para estar presente no almoço Italian Delight por Heinz Beck (três estrelas Michelin) e Enrico Cerea (três estrelas Michelin). A fasquia estava alta, só podia!
Saímos de Lisboa, às 10h e qualquer coisa. Um pouco antes da 13h, estávamos a chegar ao Conrad, o local onde iria decorrer o almoço e onde ficaríamos a dormir.
Este seria um dos muitos eventos do International Gourmet Festival organizado pelo Vila Joya (de 7 a 17 de novembro), que é já considerado um dos maiores/melhores eventos gastronómicos em Portugal.
Somos das primeiras pessoas a chegar ao Gusto, onde tudo se passa. Os chefs Heinz Beck e Enrico Cerea já lá estão. Beck recebe-nos com a sua habitual simpatia. Cerea, ao bom estilo italiano, lança um elogio coletivo às jornalistas portuguesas.
Pode dizer-se que a nossa é uma mesa privilegiada: estamos mesmo à boca da cozinha e conseguimos ver de perto tudo o que se passa.
Sashimi de Robalo com Molho de Miso e Alface by Enrico Cerea
É
Cerea que abre as hostilidades, com Sashimi de Robalo com Molho de Miso e Alface. A acompanhar, um vinho italiano Gaja Rossj-Bass 2012, do Piemonte.
Ostra Fumada em Puré de Abóbora e Ar de Salsa by Heinz Beck
Logo a seguir,
Beck deixa-nos literalmente de boca aberta com uma Ostra Fumada em Puré de Abóbora e Ar de Salsa. Será possível ‘fumar’ uma ostra sem beliscar o seu sabor? Para ele, sim. O vinho mantém-se o mesmo.
Beck voltou à mesa com um prato que suscitou mais sururu: o La Terra, que, por opção do chef, não é acompanhado com vinho, para que melhor pudéssemos descobrir cada um dos sabores aqui existentes. Vale pena ver o entusiasmo com que o chef fala desta criação.
Gnocco com Trufas Brancas by Enrico Cerea
No ar, começa a sentir-se o cheiro das trufas. Desta vez, é
Cerea que nos presenteia com um Gnocco com Trufas Brancas, acompanhado de Cervaro della Santa 2011, da região da Úmbria.
Vitela com Frutos Secos, Cebola, Crosta de Pistácio e Endívia Roxa by Heinz Beck
Os pratos terminam com uma Vitela com Frutos Secos, Cebola, Crosta de Pistácio e Endívia Roxa, concebida por
Beck. A acompanhar, um tinto Ca’Marcanda 2009 da região da Toscânia. Este é um prato denso e repleto de sabores, e o vinho está mais do que à altura.
El Dorado by Enrico Cerea
Heinz Beck, Enrico Cerea e Mike Brautigam
É
Cerea que encerra. A sobremesa chama-se El Dorado e é acompanhada por um Moscatel Roxo Horácio Simões 2011, da região de Setúbal.
Este é daqueles almoços que ficarão para sempre na memória gustativa de quem lá esteve. São 16h e qualquer coisa. Vai haver uma prova de Champagne Dom Pérignon, no Vila Joya. Estamos convidadas. São duas as estrelas que estão em prova: Dom Pérignon Rosé 2003 e Dom Pérignon Vintage 2004. Uma experiência, no mínimo, avassaladora.
Regressamos ao Hotel Conrad. É aqui que vamos ficar alojadas. Depois de tantas experiências, apetece-nos ficar a absorver toda a informação de um dia em cheio.
Amanhã, a visita ao Conrad está marcada para as 11h30. Vou poder dormir até mais tarde, que bom!