[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

10 desportistas em destaque

2013 está a chegar ao fim e muitos atletas nacionais deram o seu melhor, conquistando títulos e dando protagonismo à nossa bandeira. Conheça melhor alguns dos que mais se evidenciaram.

1 – Inês Valença Câncio

Começou a dar os primeiros passos no mundo da equitação aos dois anos. Com apenas três, apresentou-se em pista num espetáculo equestre, acompanhada pela mãe e pelo avô, também eles figuras proeminentes do meio equestre. Com cerca de dez anos, inicia-se na competição, na vertente de ensino. Em fevereiro de 2012, adquiriu o cavalo Xeque-Mate e conseguiu atingir os mínimos para o campeonato nacional, alcançando a medalha de bronze. Em 2013, fruto de muito trabalho e dedicação, sagrou-se campeã nacional de Dressage, no escalão de juniores.

2 – Miguel Barbosa

O piloto profissional de automobilismo de todo-o-terreno e velocidade é o único português com o título de hexacampeão nacional de TT, título conseguido este ano, e também o único campeão de nacional de TT e velocidade (GT). Começou o seu percurso nos karts, aos 15 anos, seguindo-se a Fórmula Ford e, em 1998, o todo-o-terreno, tendo sido o mais jovem campeão nacional de TT, em 2003. Em 2011, entrou no circuito de GT, sagrando-se campeão nacional de Circuitos. Já participou três vezes no rali Dakar. Na sua primeira participação, em 2006, conquistou o Prémio de Melhor Piloto Estreante e foi o segundo melhor português em prova. Nascido em 1978, é licenciado em Comunicação Empresarial pelo ISCEM e pós-graduado em Marketing Desportivo. É casado e tem dois filhos.

3 – Jorge Fonseca

O judoca português conquistou a medalha de bronze na categoria 100 quilos, no Open de Glasgow, em outubro de 2013. O atleta do Sporting, campeão nacional em título, tem conseguido bons resultados internacionais, nomeadamente o nono lugar no Campeonato Mundial de Seniores, no Rio de Janeiro, e o quinto posto no Grand Prix de Rijeka, na Croácia.

4 – Rita Martins

A capitã da Seleção Portuguesa de Futsal Feminino é a mais talentosa jogadora portuguesa da modalidade e autora de vários golos espetaculares, cujas imagens têm corrido mundo. “Sou pelo espetáculo ”, respondeu quando lhe perguntaram se era o Ricardinho do futsal feminino. A jogadora do SLB, de 34 anos, respondeu: “Sou a Rita Martins, não sou o Ricardinho do feminino. Ele é muito mais desequilibrador do que eu. Eu sou jogadora de equipa, gosto de jogar em equipa, mas há alguns momentos em que sou pelo espetáculo, e essa é uma das características que me fazem ser uma apaixonada por esta modalidade, a capacidade de proporcionarmos um bom espetáculo.”

5 – Frederico Morais

O surfista português eliminou o norte-americano Kelly Slater, onze vezes campeão do mundo de surf, na segunda ronda da etapa portuguesa do circuito mundial, que decorreu em Peniche. Frederico Morais, mais conhecido por Kikas, tem 21 anos e é natural de Cascais. Ao vencer Slater, sentir-se “no céu”, e acrescentou, citado pela Lusa: “As melhores ondas que fazemos na vida são aquelas que acabamos e não nos lembramos do que fizemos. Acho que este ‘heat’ foi um bocado assim, estou no céu, tenho de aproveitar e concentrar-me nos próximos ‘heats’.”

6 – Marta Simões

A atleta Marta Simões, que integra a equipa do TMN Dream Team na modalidade de esqui aquático, ficou em primeiro lugar na disciplina de Slalom, nos Campeonatos da Europa & África de sub-21, realizados no início de agosto em Linkoping, Suécia. Com apenas 17 anos e a esquiadora mais nova em competição na prova de Slalom, a conquista desta medalha de ouro vem enriquecer o seu já significativo currículo: campeã da Europa de Slalom – Categoria Júnior (sub-17), em 2012; medalha de bronze no Campeonato de Europa de Slalom – Categoria Júnior (sub-17), em 2011, e vicecampeã da Europa de Slalom – Categoria Júnior (sub-14), em 2010.

7 – António Félix da Costa

O piloto de 22 anos, vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 de 2012, obteve, em novembro de 2013, o segundo posto da grelha nos primeiros treinos cronometrados para a corrida classificativa da Taça Intercontinental da FIA. Começou a carreira na Taça de Portugal de Karts, com apenas nove anos, e rapidamente conquistou um lugar entre os melhores, colecionando títulos em Portugal e no estrangeiro. Em 2010, entrou para a F3 Euro Series, na qual conseguiu três vitórias, ganhou o prémio para melhor estreante e foi sexto no Grande Prémio de Macau, no final da época. Em 2011, evoluiu, indo para o GP3, ganhando mais experiência e conduzindo para a equipa Status Grand Prix. Juntou-se à equipa da Red Bull Junior Team em 2012 e adicionou as corridas da série Renault 3.5 ao seu calendário, conseguindo de imediato pontuar em Nürburgring. Depois de um 2012 excelente, tem vindo a manter o nível em 2013, conseguindo um primeiro lugar na segunda corrida da Fórmula Renault 3.5, em Monza, Itália. Vive em Milton Keynes, Inglaterra, perto da equipa de F1 da Red Bull e da Arden Caterham, pronto a aproveitar qualquer oportunidade que surja de se juntar à Fórmula 1.

8 – Rui Costa

Recém-eleito Atleta Masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal, pelo segundo ano consecutivo, sagrou-se campeão mundial de ciclismo, ao vencer a prova de fundo nos Mundiais de Florença, em Itália. Rui Costa cumpriu os 272,26 quilómetros em 7h25m43s, à frente dos espanhóis Joaquin Rodriguez e Alejandro Valverde. O ciclista confessou que nunca pensou ganhar a camisola arco-íris e que é um sonho tornado realidade. “Não esperava nada. Estava em boa condição, mas nunca pensei ganhar”, disse o primeiro campeão mundial português da história do ciclismo, em declarações citadas pela Lusa após a sua vitória em Florença. Para o campeão, a camisola arco-íris significa ‘uma vida’.

9 – Gustavo Simões

O atleta do Lisboa Ginásio Clube torna-se, aos 23 anos, o segundo português a conseguir presença numa final ‘all-around’ de um Mundial. A prova de 2013 decorreu em Antuérpia, na Bélgica, e Gustavo Simões conseguiu o 19.º lugar. Tem marcado presença em várias taças do Mundo. Na deste ano, que decorreu em Anadia, conseguiu uma medalha de bronze pela sua prestação no cavalo com arções.

10 – Cristiano Ronaldo

Reuters

Não podíamos deixar de falar nele. Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, o ‘nosso’ Cristiano, joga no Real Madrid e na Seleção Portuguesa, da qual é capitão. O madeirense é uma verdadeira lenda viva e foi o primeiro futebolista a vencer todos os quatro prémios principais PFA e FWA, em 2007. Ficou ainda em terceiro lugar na votação de melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2007, e em segundo lugar na votação da Bola de Ouro, no mesmo ano. Em 2008, conquistou a sua primeira, e única até à data, Liga dos Campeões, e foi considerado o melhor avançado e o melhor jogador da competição. Ainda ganhou a Bota de Ouro e a Bota de Ouro da Premier League. Ficou ainda em terceiro na votação de Melhor Jogador na Europa na temporada de 2010/2011, logo atrás de Lionel Messi e de Xavi Hernández, e em segundo lugar na eleição da Bola de Ouro da FIFA, de 2011, atrás de Lionel Messi e à frente de Xavi. A próxima Bola de Ouro será entregue a 13 de janeiro de 2014, durante a Gala da FIFA, em Zurique. Os favoritos são Lionel Messi e Frank Ribéry, mas nós apostamos que ganha o Ronaldo!

Veja mais em Sociedade

PUB