[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Como entrar em 2022 com o sorriso “direito”

O Dr. Khaled Kasem, chefe ortodontista da Impress, explica-lhe como entrar em 2022 com o sorriso “direito”.

Dr. Khaled Kasem, chefe ortodontista da Impress

Dr. Khaled Kasem, chefe ortodontista da Impress

“Depois de mais um ano marcado pela pandemia, é tempo de preparar o que aí vem. São 365 novas oportunidades para se ser feliz e para cumprir os desejos e sonhos que têm vindo a ser adiados. Há vários rituais na passagem de um ano para o outro, e se é comum confiar-se de que devemos sempre iniciar o ano com o pé direito, a verdade é que só o pé pode não ser suficiente.

Espera-se e deseja-se que 2022 traga novos e bons motivos para sorrir e é exatamente por esse motivo que, além de todos os rituais habituais, é preciso entrar também no novo ano com o sorriso “direito”. O sorriso “direito” é nada mais que o sorriso perfeitamente alinhado, sincero, confiante e, sobretudo, feliz. É desses sorrisos que a sorte é feita e são sorrisos desses que se esperam ver no novo ano.

Para que 2022 seja repleto de sorrisos, há que os garantir saudáveis. É na passagem do ano que se traçam objetivos, se definem resoluções, se comem as 12 passas e se pedem os desejos em cada uma delas. Ora, é necessário que na hora de comer a passa dedicada à saúde, a saúde oral não seja esquecida. Na verdade, em 2022, a saúde oral deverá ser prioridade e cuidar do sorriso um dos objetivos a não descurar.

Seja pelas condicionantes impostas pela pandemia ou pelo receio comum e bem real de ir ao dentista, são muitos os que adiam o que não pode ficar para trás. No novo ano, as idas regulares a um médico dentista ou ortodontista devem começar a fazer parte da rotina, para que na hora de sorrir não haja desculpas ou receios. A melhor forma de garantir que encaramos o novo ano e todos os outros com o sorriso “direito”, é procurar a ajuda de quem melhor sabe como o conseguir.

Diz-se que o sorriso é o “cartão de visita” de cada um. É a primeira característica na qual reparamos, aquela que melhor nos identifica e que, à semelhança dos olhos, espelha na perfeição o que sentimos. Talvez por isso, o sorriso seja uma das características que mais influencia a autoestima e confiança de cada um. É por esse motivo que, em 2022, se espera que as pessoas procurem investir mais em tratamentos ortodônticos e dentários que lhes permitam estar confortáveis e mais confiantes. Numa altura em que a tendência aponta para uma maior opção de tratamentos, mais acessíveis, eficazes, discretos e indolores, começam a faltar motivos para não tomar uma decisão que pode garantir sorrisos “direitos” e felizes no próximo ano e em todos os outros que estão por vir.

Transversal a todos os anos, há ainda a questão da higienização, que ganha uma relevância ainda maior depois de um dezembro de celebrações e excessos. O “lavar e escovar” os dentes é uma prática que nos é ensinada desde que ainda nem entendemos a sua importância, mas que se deve manter para sempre. Há uma série de produtos que nos permitem prevenir e combater possíveis problemas ao nível da higiene oral, mas há que saber quais os mais indicados para o nosso caso. Além disso, a pensar no futuro a longo prazo, o novo ano pede ainda mais consciência relativamente às escolhas e desengane-se quem possa pensar que a saúde oral e a ortodontia não são sustentáveis.

Independentemente do que se faça, o objetivo principal em 2022 é que, de facto, se faça algo. Por questões de saúde ou por questões pessoais aliadas à autoestima, o importante é garantir que se entra no novo ano com vontade de alimentar um sorriso “direito”. Direito por ser alinhado, por ser saudável, mas, sobretudo, por ser sincero na emoção positiva que transmite. Por ser feliz.

No final do dia, ou no início do novo ano, o que importa realmente é que o sorriso seja feliz. A felicidade de um sorriso tem muito que se lhe diga, mas se o cuidarmos e contarmos com ele em 2022, já é meio caminho andado. Que seja um novo ano repleto de sorrisos.”

Veja mais em saúde

PUB