[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Esta peça de teatro aborda a história de crianças-soldado em tempo de guerra

A Chão de Oliva , Companhia de Teatro de Sintra, tem uma nova peça que traz ao palco a história de crianças-soldado em países que vivem em guerra constante. 

“Bestas de Lugar Nenhum” retrata a vida de Agu, um menino que, num país africano sem nome, é obrigado a combater numa das muitas guerras que assolam o lugar onde vive. Desde a sua infância até ao momento em que a guerra lhe rouba o futuro, a história desta criança espelha a de tantas outras, que, no meio destes cenários, perdem por completo os seus direitos e, alvos de ameaças e intimidações, cometem contra a sua vontade todo o tipo de atrocidades. Sempre sem perder a esperança num futuro melhor, a par da realidade das crianças-soldado, ao longo do espetáculo o protagonista relembra ainda vários outros crimes igualmente comuns em situações de conflitos armados, como o da escravização e violação de inúmeras meninas e mulheres.

Bestas de Lugar Nenhum_Imagem3

Fruto da adaptação da obra Beasts of No Nation, da autoria do nigeriano Uzodinma Iweala – o livro foi escrito originalmente numa língua inventada -,  “Bestas de Lugar Nenhum procura retratar todos os povos que vivem em países onde a guerra e os conflitos armados duram há décadas e parecem estar longe de ter um fim”, explica Paula Pedregal, encenadora do espetáculo. “Milhares de crianças são anualmente recrutadas para grupos armados, acabando por serem vítimas de todo o tipo de maus-tratos e privadas de ter uma infância. E, a verdade é que, os números nada dizem acerca do sofrimento pelo qual passam. Como tal, queremos retratar no teatro estes temas fulcrais na sociedade atual, de modo a, não só sensibilizar o público, mas também a desafiá-lo a refletir acerca do que está a acontecer no mundo em que vivemos. Contamos as histórias, para que a História não se repita.

Bestas de Lugar Nenhum_Imagem2

O espetáculo terá lugar na Casa de Teatro de Sintra e conta com a encenação de Paula Pedregal, tradução de Carla da Silva Pereira e interpretação dos atores Atcho Express, Hugo Sequeira e Carlos Abreu e Lima. Na Casa de Teatro de Sintra, a peça  estará em cena de 24 de novembro a 11 de dezembro, de quinta a sábado pelas 21h30 e aos domingos pelas 16h. Aos domingos, após assistirem à peça, os espectadores serão ainda convidados a participar numa conversa sobre o tema com a encenadora da peça, os atores e um convidado especial.

Os bilhetes podem ser adquiridos na TicketLine ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra e a entrada tem um custo de €7,50.

Veja mais em Lifestyle

PUB