

Onde o Dubai e o skincare “made in Azores” se cruzaram
As vivências, a experiência profissional e um certo grau de sensibilidade para com os detalhes fazem-me acreditar que a intuição é a maior bússola que cada ser humano possui.
Regressar a casa é também regressar a nós pois as sincronicidades fazem com que estejamos no sítio onde devemos estar.
Lugares comuns à parte, fevereiro foi para mim sinónimo de Dubai e da sua semana de moda e de voltar a tocar no tema internacionalização de marcas de moda para Hong Kong.

Elsa Dionísio durante a semana de moda, Dubai
Foi necessário regressar a estas “casas” (Médio Oriente e formadora de Mercados Asiáticos de Moda) para encontrar ali (no estrangeiro), a ignae, uma marca de skincare portuguesa, made in Açores, que me tem acompanhado, no plano físico, a uma retrospetiva interna acerca do que já caracterizou parte do meu percurso na indústria da moda.

Gel de limpeza, máscara e óleo Corporal Regenerador ignae @ignae.com
Já te conto mais acerca da marca. Mas primeiro enquadro esta partilha para que percebamos o quão importante é olharmos para as marcas e para nós de forma sistémica, de forma a potenciar os resultados dos seus produtos, em nós.
Durante anos, acreditei que ter sucesso significava dizer “sim” a mais projectos, mais horas, mais pressão. A sociedade competitiva laboral convenceu-me que o cansaço era apenas “parte do jogo”. Ser mulher e expatriada (no Médio Oriente) era desafiante, mas foi, sem dúvida, uma conquista profissional.

Elsa Dionísio assiste à semana de moda, Dubai
Aprovar coleções e artigos lifestyle e beauty, fazer orçamentos de compras, viagens internacionais constantes, liderar equipes, a responsabilidade pela performance de marcas de moda, foram e são parte das atividades que mais gosto tenho em fazer ao nível profissional.
Durante tal período (que decorreu durante uma década e meia) e algures nesses processos não raras vezes acontece utilizarmos o excesso de trabalho como um troféu, dizendo a nós próprias que “assim é que é”! E, inevitavelmente, não raras vezes forçamo-nos além do limite, comprometemos o tempo de qualidade em família, desconectamo-nos da nossa energia e do nosso corpo.
Depois dessa década e meia na indústria enquanto expatriada, percebi que dominava o trabalho, que tinha um portfolio muito especializado. Mas, eu acusava cansaço e a ideia de regressar a casa sempre me acompanhou.
Eu sabia que estava viciada no trabalho e acreditava que a minha determinação em ser profissional era mais forte do que qualquer cansaço e sim… o sucesso pode ser aditivo. Na altura pensar em abrandar era quase sinal de fraqueza. Eu achava que aguentava ainda mais um pouco, pelo menos até regressar para Portugal, esse sentimento que sendo dual, era quase inexplicável.
E se durante anos achei que confiança era nunca duvidar de mim própria, agora vejo a realidade sob outra perspetiva – confiança não é ausência de medo. É agir apesar do medo.
Não se tratou de sair da indústria de moda. Tratou-se tão somente de realinhar direções – encontrar uma versão de sucesso profissional que também me fizesse sentido mas que, sobretudo, me reconectasse ao meu propósito.
Decidi regressar a Portugal e colocar ao serviço dos outros o que aprendi e vivi em primeira mão ali no Médio Oriente, tornando-me para além de consultora, também formadora em gestão de marcas e gestão de negócios internacionais.
Ainda trabalho muito e com muito gosto. Mas, não sinto necessidade de sacrificar o meu bem-estar por isso.
Assim, foi a trabalho no Dubai, enquanto assistia à semana de moda, que ao fazer uma pausa para recarregar energias, sincronicidades aconteceram… estando no hotel Atlantis, na Palm, estabeleci o primeiro contacto enquanto cliente com a marca de skincare ignae.

Elsa Dionísio no hotel Atlantis, The Palm, Dubai
Marquei um tratamento fácil no spa do Atlantis e foi-me apresentada a marca.
As formulações dos produtos ignae integram princípios de biomimetismo, ou seja, estão ancorados na ciência que se inspira nos processos e mecanismos da natureza para resolver problemas humanos. Na área da cosmética, essa abordagem procura reproduzir as funções e estruturas naturais da pele, promovendo uma maior compatibilidade biológica nos resultados.
Do tratamento facial ali realizado, da pesquisa complementar acerca da marca, perceber mais acerca da proposta de valor da mesma e ver a sua pegada internacional estendida a prestigiados hotéis e spas do mundo* foi um passo breve até incorporar o Night Complex na minha rotina de cuidados faciais.
Acresce que para além do Dubai, e de entras outros geografias, a ignae também marca presença no spa do hotel Four Seasons em Hong Kong, matéria ilustrativa acerca de marcas portuguesas que se internacionalizam ancoradas num posicionamento distinto, para o curso que ministro, para o Modatex, acerca de Mercados Asiáticos de Moda.

O Night Complex com pantanol, esqualano, hialuronato de sódio hidrolisado, ectoína e betaína promove um efeito rejuvenescedor e melhora a elasticidade, firmeza e a saúde geral da pele, de igual modo estimula a pele a funcionar melhor, respeitando e imitando a sua biologia natural @ignae.com
A origem da ignae nos Açores confere à marca uma identidade profundamente enraizada na pureza da natureza e no equilíbrio entre ciência e bem-estar. Esta conexão com um ecossistema único inspira a criação de tratamentos holísticos, que unem sabedoria ancestral, como a Medicina Tradicional Chinesa, a técnicas europeias e biotecnologia.
Dos Açores gosto há muito da mística da natureza, o verde da vegetação a bordar crateras vulcânicas, águas termais, a paz que o isolamento insular traz. E agora gosto da ignae.

Furnas, São Miguel, Açores @ignae.com
Ter regressado a trabalho ao Dubai constituiu “regressar a uma das minhas casas”. Ter lá descoberto uma marca portuguesa durante um momento de pausa, um momento de valorização e prática do meu bem-estar e de reconexão é uma certeza de que o desempenho profissional quando feito em consciência, no “aqui e agora”, é sinonimo de maturidade emocional, de alinhamento entre o corpo e a mente.
Liderar a partir de um estado enraizado e integrado é equilibrar os meus pontos fortes femininos (intuição, reflexão) e masculinos (ação, decisão) executando com clareza e poder o trabalho que desenvolvo com e para marcas de moda, de beleza e lifestyle.

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel, Açores @ignae.com
*Atlantis The Palm, Dubai, Four Seasons Hotel, Hong Kong, Four Seasons Hotel Ritz, Lisboa; Terra Nostra Garden Hotel, Açores; Herdade de Malhadinha Nova Country House & Spa, Alentejo; Palácio Estoril Hotel, Estoril; Maison Albar, Le Monumental Palace, Porto; Maison Albar, Amoure, Vila Verde, Vila Joya, Algarve, Reid’s Palace, A Belmond Hotel, Madeira; Salamander Spa, Washington DC, USA.
Artigo de Opinião de Elsa Dionísio
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