[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As cores que alimentam a saúde

Tânia Lima, Médica de Clínica Geral e Medicina do Estilo de Vida, revela as cinco cores de alimentos que deve consumir diariamente e explica os seus benefícios

A alimentação é cada vez mais reconhecida como uma poderosa ferramenta na prevenção e tratamento de doenças. Uma dieta rica em hortícolas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes tipo 2, obesidade, doenças gastrointestinais e vários tipos de cancro. A fibra presente nestes alimentos regula a microbiota, melhora a digestão e ajuda no controlo de peso, enquanto a diversidade de cores garante o acesso a vitaminas, minerais e fitoquímicos variados, de efeito antioxidante e anti-inflamatório.

O conceito “Eat the Rainbow”Comer o arco-íris — reflete esta ideia e, por isso, Tânia Lima, Médica de Clínica Geral e Medicina do Estilo de Vida, recomenda o seu uso. Esta expressão incentiva o consumo diário de uma ampla variedade de frutas e legumes de diferentes cores, aproveitando os seus nutrientes únicos. “A cor de cada alimento corresponde a pigmentos e nutrientes específicos: clorofilas no verde, licopeno no vermelho, carotenoides no laranja, antocianinas no roxo, compostos sulfurados no branco. Ou seja, quanto mais cores tivermos no prato, maior o espectro nutricional e a proteção da nossa saúde”, explica a médica.

Tânia Lima, Médica de Clínica Geral e Medicina do Estilo de Vida

As 5 cores de alimentos que deve consumir e quais os seus benefícios

Estas cinco cores dos alimentos, em conjunto, fortalecem o sistema imunitário, prevenindo doenças e promovendo o bem estar geral.

“Incorporar esta diversidade cromática nas refeições diárias é um gesto simples, mas poderoso, para ter mais saúde, energia e vitalidade através da alimentação. Prescrever 5 cores por dia é prescrever Prevenção” , afirma Tânia Lima.

Verde = Clorofila

Com a cor verde, Tânia Lima recomenda o consumo de alimentos como brócolos, couves, espinafres, abacates, uvas e kiwis. Estes alimentos fortalecem o sistema imunitário, melhoram a digestão e são ricos em vitaminas (como C, K, A, E) e minerais (como ferro, cálcio, magnésio e potássio) que contribuem para a saúde óssea, cardiovascular e a prevenção de doenças.

Dica da médica: experimente começar as refeições com uma sopa ou uma salada nutritiva.

Vermelho = Licopeno/antocianinas

Tomate, cerejas, morangos, melancias ou pimentos vermelhos são as sugestões de alimentos com a cor vermelha. A médica de clínica geral explica que “o licopeno é um potente antioxidante, protege contra o dano celular, previne certos tipos de cancro (especialmente da próstata e mama) e reduz o risco de doenças cardiovasculares”.

Dica da médica: inclua frutos vermelhos no seu snack do meio da manhã ou uma maçã ao lanche.

Laranja/amarelo = Carotenoides

Consumir alimentos como a cenoura, abóbora, pimento amarelo, batata-doce laranja e papaia, traz benefícios para a saúde, pois estes são ricos em betacaroteno e vitamina C, dois componentes essenciais para a nossa imunidade e visão.

Dica da médica: substitua as batatas fritas por batata-doce assada com especiarias.

Roxo/azul = Antocianinas

Com a cor roxa e azul, Tânia recomenda o consumo de mirtilos, beterraba, uva roxa e figos. Estes alimentos são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo as células e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, inflamações e certos tipos de cancro.

Dica da médica: adicione uma mão cheia de mirtilos ao seu pequeno-almoço ou faça um smoothie de beterraba.

Branco = Alicina

O alho, a cebola, a couve-flor e a banana ajudam a reduzir o colesterol, combater infeções e fortalecem o sistema cardiovascular.

Dica da médica: o puré de couve-flor é rápido de confecionar e é uma excelente opção low-carb.

Veja mais em Saúde

PUB


LuxWOMAN