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As marcas de moda e o lifestyle pela decoração de interiores

Hoje quero falar-vos de marcas de moda que entraram no mundo da decoração de interiores e de como essa extensão do negócio alimenta e sustenta o conceito mais alargado de “estilo de vida”, aka o lifestyle.

Generalizando, atualmente são várias as influencers que nos presenteiam (ou bombardeiam?) com as suas rotinas, práticas, produtos que consomem, marcas que fazem parte do seu dia-a-dia. Sabemos, evidentemente, que muito desse lifestyle nos é dirigido através dos patrocínios que essas influencers recebem e/ou são contratadas para promover.  Justiça seja feita, pensemos que antes da era das celebridades offline e influencers digitais já muitas marcas haviam diversificado as categorias de artigos e produtos com os quais ficaram conhecidas, por forma a poderem (através de outro tipo de artigos, não raras vezes mais acessíveis), chegar e conquistar novos clientes/consumidores. Exemplo disso é a introdução de acessórios (malas, carteiras, cintos, óculos de sol, perfumes, maquilhagem) que permitem ao ainda não cliente da marca, poder passar a comprar “algo” da marca. E que conforto que nos traz conseguir adquirir uns óculos de sol da Chanel enquanto apenas sonhamos com a 2.55…

Contudo, no âmbito da marca, o zenith do lifestyle atinge-se quando pensamos em objetos de design e decoração e de como as nossas casas passam a assumir a griffe.

Must be the reason why I’m king of my castle!

Ambiente Armani (© Armani / Casa)

Ambiente Armani (© Armani / Casa)

Mas, como dita o protocolo, “first things first”!

Marcas de luxo e de pronto-a-vestir percorrem as passerelles de capitais emblemáticas, enriquecendo a sua oferta em poucos anos com o desenvolvimento de um verdadeiro conceito de lifestyle. Para tal, a maioria das marcas começa com coleções femininas e/ou masculinas. Acrescenta coleções de criança, acessórios, calçado, perfumes, maquilhagem. Segue-se o derradeiro toque de sofisticação quando estendem a oferta ao design e decoração de interiores, com objetos de design, têxtil-lar, eletrónica, pet living.

Coleção Pet da Gucci (© Gucci)

Coleção Pet da Gucci (© Gucci)

A partir desse lugar aspiracional, não é só a jornada do cliente que é denominada e caracterizada como sendo de 360º. Falamos em lifestyle quando a marca transcende a pessoa-cliente passando a vestir a família, os animais de estimação, a casa (leia-se a habitação principal, a casa de férias, o iate).

Não sendo então novidade que cada vez mais marcas de moda se aventuram no mundo da decoração, o primeiro exemplo que nos vem à cabeça será, sem dúvida, o da Zara Home. O contrário também sucede e temos um exemplo “entre portas” relativamente recente, com o lançamento de um modelo de kimono no verão de 2022, pela loja do Gato Preto.

Coleção Dress the Nature do Gato Preto, 2022 (© Gato Preto)

Coleção Dress the Nature do Gato Preto, 2022 (© Gato Preto)

Não existe propriamente uma regra, um procedimento que estipula alguma métrica para tal simbiose. Existe sim uma vontade estratégica de desenvolvimento da marca com este abraçar de uma nova categoria, expandindo o negócio a complementares ou novos nichos de mercado. São, entre outras características, o upselling e o cross-selling em marketing e em gestão de retalho.

Para os apreciadores da estética por detrás do business case, visitemos alguns exemplos, dos mais aspiracionais aos mais acessíveis.

Em Janeiro de 2020, durante a Maison & Objet, o fundador da marca de moda Kenzo, Kenzo Takada regressa às luzes da ribalta, com a apresentação da sua nova linha de decoração de luxo K3.

Esta linha veio como que devolver os famosos estampados gráficos e florais aos fãs da marca, mas desta feita para interiores. De entre os artigos para a casa, contam-se cadeiras, sofás, mesas, tapetes, roupa de cama, papel de parede e acessórios.

Coleções Maiko e Sakura da K3 (© K-3)

Coleções Maiko e Sakura da K3 (© K-3)

Em Dezembro de 2020 a Vista Alegre apresentava a sua primeira coleção de têxteis, com écharpes e mantas.

Echarpes Amazônia e Transatlântica da Vista Alegre (© Vista Alegre)

Echarpes Amazônia e Transatlântica da Vista Alegre (© Vista Alegre)

O preço destes artigos varia entre os €730 e os €1,500.

Na sequência da onda de crescimento do negócio online de artigos de decoração, motivada pelo maior período de tempo durante o qual todos nós passámos confinados em casa e ou em teletrabalho, diversas marcas de moda abraçaram estas categorias, expandindo o negócio e elevando as suas marcas ao já referido conceito lifestyle.

O negócio eleva-se para lá das marcas, com os tradicionais licenciamentos dirigidos por grupos da especialidade, como o Luxury Living Group, o qual tem no seu portfolio as linhas Casa da Versace, Trussardi, Bentley, Bugatti, Luxence.

No nosso país, de referir a empresa de têxteis de decoração de interiores Aldeco. Sendo editores e especialistas têxteis, criam e oferecem uma variedade de tecidos para os vários segmentos de mercado da decoração e arquitetura de interiores, para a área da casa, residencial, contract, hotelaria, bares, restaurantes, espaços públicos, saúde, hospitais, geriatria, outdoor e náutica.

Coleção Rapsody da Aldeco (© Aldeco)

Coleção Rapsody da Aldeco (© Aldeco)

Representam marcas como Armani Casa, Blumarine, Gianfranco Ferre Home, Missoni Home, Roberto Cavalli Home, no segmento papel de parede.

A par e passo com a H&M que já desde 2014 apresentava uma linha diversificada no que toca à decoração, no início de 2021 a Mango lançava uma linha de artigos e têxteis-lar, a qual estaria disponível apenas online.

A título de curiosidade, parte desta categoria é produzida em fábricas portuguesas.

Toalhas de praia e banho da Mango (© Mango)

Toalhas de praia e banho da Mango (© Mango)

Ainda no início de 2021 também a Levi’s apresentou uma coleção dedicada ao lar. Esta coleção de artigos constituiu uma edição limitada, disponível na cadeia de supermercados americana Target.

Artigos de decoração e têxtil-lar de inspiração denim. Edição limitada da Levi’s para o Target (© insider.com)

Artigos de decoração e têxtil-lar de inspiração denim. Edição limitada da Levi’s para o Target (© insider.com)

Em Setembro do mesmo ano, coincidindo com o evento de moda de Milão, Alta Moda, a marca Dolce & Gabbana apresentou a sua linha Casa nas 2 lojas inauguradas na capital milanesa. A marca oferecia nesta data cerca de 1500 referências compreendidas entre acessórios (velas, vasos, bandejas), loiças, têxtil-lar (almofadas, roupas de cama, tapetes) e 600 referências em mobiliário (sofás, poltronas, pufes, mesas, etc.). Cores vivas – vermelho, amarelo limão e azul céu, e decorações ricas eram os códigos mediterrânicos da marca. Seguiram-se aberturas de lojas Dolce & Gabbana Casa em Cannes, Capri e Puerto Banús.

Sofá Anemone da Dolce Gabbana (© Dolce Gabbana)

Sofá Anemone da Dolce Gabbana (© Dolce Gabbana)

Relembremos que já em 2016 a marca tinha assinado uma linha de cozinha (frigideira, torradeira, chaleira, etc.) com o grupo italiano de eletrodomésticos de luxo Smeg.

Máquina de café expresso e batedeira. Coleção Dolce Gabbana para a Smeg (© Dolce Gabbana)

Máquina de café expresso e batedeira. Coleção Dolce Gabbana para a Smeg (© Dolce Gabbana)

Em Fevereiro de 2022 a marca Roberto Cavalli lançou o seu projeto virtual 3D Cavalli Maison, em forma de vídeo jogo, concebido para apresentar a sua linha Casa e acessórios, desenhados pelo diretor artístico Fausto Puglisi.  A marca aproveitou o momentum para desmistificar neste lançamento parte do que virá a ser o projeto imobiliário Cavalli Tower no Dubai, com inauguração prevista para 2026.

Em Novembro de 2022 a Louboutin lançou novas categorias de produtos, dedicadas tanto a crianças como a animais de estimação. A coleção batizada LoubiFamily nasceu durante o confinamento. Segundo o fundador “pela primeira vez, desde há muito tempo, tive oportunidade de passar vários meses no mesmo lugar com os amigos mais próximos, as minhas filhas e o nosso cão”. Para além de modelos de ténis, a marca lançou um modelo de sapatilhas de ballet, a cápsula Maxi Me & Mini Me, coleiras, trelas, arreios, um brinquedo (para cães) e uma bolsa de lixo para animais de estimação.

Campanha LoubiFamily, arnês e trela Loubi, ténis Fun Vieira (© Christian Louboutin)

Campanha LoubiFamily, arnês e trela Loubi, ténis Fun Vieira (© Christian Louboutin)

No mesmo mês a marca Balenciaga selecionou um conjunto de lojas para o lançamento da nova linha Balenciaga Objects, caracterizada por artigos para o lar, acessórios, pet’s wear, perfumes, mobiliário (sob medida) e objetos colecionáveis e edições limitadas.

No final de 2022 a Louis Vuitton anunciava a abertura temporária de uma loja de design e decoração em Xangai. Na loja apenas acessível sob marcação, encontram-se cadeiras na ordem dos €94,000 e lâmpadas (decorativas) no valor de €1,500.

Loja Louis Vuitton (© EconoTimes.com)

Loja Louis Vuitton (© EconoTimes.com)

Não na categoria de decoração, mas sempre na categoria marcas de moda e artigos de luxo, uma nota para o prémio concebido pela Gucci, para o Golden Vines 2022 (atribuído em Outubro de 2022). Sob a coordenação da casa italiana, esta foi uma junção da portuguesa Amorim Cork, do ourives britânico Grant Macdonald e do artista Red Longo.

Prémios Golden Vines 2022 (© Amorim.com)

Prémios Golden Vines 2022 (© Amorim.com)

E 2022 testemunha, de forma incontornável, o lançamento online destas categorias, por diversas marcas de moda comerciais.

Foi o caso da Parfois, com o lançamento da coleção de têxteis-lar, a qual denominou Bedroom Collection. A título de curiosidade, parte desta categoria é produzida em fábricas portuguesas.

Artigos de cama e mesa da Parfois (© Parfois)

Artigos de cama e mesa da Parfois (© Parfois)

Também a Scalpers lançou online em 2022 a coleção Scalpers Home, que conta com artigos têxteis para o quarto, sala de estar, casa de banho e cozinha. Esta foi uma coleção produzida na sua totalidade com algodão orgânico.

Manta com franjas da Scalpers (©Scalperscompany.pt)

Manta com franjas da Scalpers (©Scalperscompany.pt)

No ano passado também a Palm Angels lançou, na sua loja física de Milão, uma linha de almofadas, cobertores, velas entre outros objetos de design.

Almofada e coluna de som da Palm Angels (© Palm Angels)

Almofada e coluna de som da Palm Angels (© Palm Angels)

Já no final do ano, a Burel Factory lançou a nova coleção de decoração para a casa denominada Home of Sensorial Reconnection, na qual encontramos mantas, almofadas, painéis, produtos de mesa e cabeceiras de cama.

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Coleção Home of Sensorial Reconnection

Podíamos aqui referir inúmeros outros exemplos de marcas de moda que apresentam artigos de decoração e têxtil-lar, como a Desigual, a Benetton, a Ralph Lauren Home…

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