[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Curso online ‘Descodifica-te’: é só para mulheres

Desenhado exclusivamente para mulheres em situações de vulnerabilidade ou em fase de transição de carreira, o Descodifica-teum novo curso online de capacitação digital criado pela Fundação Ageas e o NoCode Institute – surge no âmbito do programa Escola de Impacto e as candidaturas já estão abertas, até dia 11 de setembro.

Ganhar liberdade digital, fazer um upgrade na carreira e contribuir para um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional são o mote deste curso, cujos objetivos passam pela capacitação das participantes no desenvolvimento de skills digitais, nomeadamente programação visual através de ferramentas NoCode (ou seja, sem código). Com a implementação de desafios e a criação de um portefólio, este modelo pedagógico exclusivo também tem em vista a construção de uma rede de apoio.

A pandemia veio acelerar a digitalização nos diversos setores de atividade, suscitando desta forma a necessidade de disrupção face às alterações do mercado de trabalho, sobretudo, no que diz respeito às mulheres”, refere João Pedro Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas. Segundo dados do Eurostat, 33% das mulheres na Europa estão em situação de inatividade devido ao papel que desempenham enquanto mães e cuidadoras. “Uma situação que reforça ainda mais o papel da Escola de Impacto como um veículo de reinserção de pessoas no mercado de trabalho, recorrendo ao empreendedorismo e inovação como instrumentos de transformação social, agora com foco na requalificação digital e na situação de tantas mulheres obrigadas a ter que desistir de uma carreira devido ao seu papel de mães/cuidadoras”, concluiu o responsável.

O Descodifica-te está dividido em três fases de aprendizagem distintas: a primeira está focada na aprendizagem de novas skills digitais de programação visual No-Code e no desenvolvimento de competências pessoais fundamentais para carreiras na área digital (como agilidade na resolução de problemas e perseverança); a segunda fase dedica-se à realização de um projeto digital real, e a terceira fase ao desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.

Os requisitos de candidatura para este curso passam por: ser mulher com idade mínima de 18 anos, residir em Portugal, ter conhecimentos básicos de inglês e de informática na ótica do utilizador, ter motivação para ultrapassar dificuldades e abraçar um novo desafio. Idealmente com experiência profissional.

Dia 29 de julho ocorre pelas 18h um webinar Descodifica-te para esclarecimento de dúvidas sobre o curso ou requisitos associados.

Veja mais em Sociedade

PUB