[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Da almofada aos lençóis: 5 dicas de uma arquiteta de interiores para ter uma boa noite de sono

O Dia Mundial do Sono é assinalado hoje, dia 15 de março. Criado pela World Sleep Society em 2008, o objetivo deste dia é celebrar o sono e chamar a atenção para questões relacionadas com este.

Segundo os especialistas, um sono saudável é aquele que restaura e energiza a pessoa, de modo a que esta se sinta bem desperta, dinâmica e com energia durante todo o dia. Porém, existem condições que favorecem ou desfavorecem esta qualidade do sono. Algo que ajuda a ter uma noite mais tranquila e confortável, promovendo uma boa noite de sono, é um quarto, por exemplo, com uma boa cama ou com a temperatura adequada. Mas estas não ficam por aqui, a Arquiteta de Interiores, Rita Salgueiro, deixa mais sugestões:

1| Cama com dimensões adequadas e um bom colchão

Ter uma cama com dimensões adequadas e um bom colchão, é o básico para que se possa dormir bem. Existem variadíssimas versões de colchões, mais firmes, mais suaves, adaptáveis ao peso e tamanho de cada corpo e, embora o gosto de cada um varie e seja muito pessoal, nada como um bom colchão para dormir bem. “Experimente na loja e veja qual a opção que prefere, informando-se das suas propriedades e manutenção. Pode ainda adicionar um bom topper, para se sentir nas nuvens e ter a sensação de dormir todos os dias numa cama de um hotel 7 estrelas!”, aconselha Rita Salgueiro.

Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores

Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores

2| A almofada ideal para cada pessoa

A almofada, deve ser escolhida de forma personalizada, a que é mais adequada para si pode não ser para o seu companheiro. Independentemente de gostar de uma almofada mais fofa ou mais dura, uma boa almofada deve alinhar a coluna e o pescoço, ter um nível de firmeza que possa ser ajustável e que seja confortável, claro.

3| Atenção aos materiais dos lençóis

Os lençóis devem ser suaves e com materiais de boa qualidade. Algodões, linhos e sedas têm texturas agradáveis ao toque e são mais respiráveis, sendo, por isso, os mais indicados para colocar numa superfície onde vamos repousar o nosso corpo e principalmente o rosto, que está em contacto direto com a fronha da almofada. Pode colocar nos lençóis perfumes ou óleos essenciais com propriedades relaxantes, próprios para roupa de cama, que poderão reforçar o seu relaxamento.

4| Dormir às escuras

Estudos indicam que dormir num quarto completamente às escuras proporciona um sono melhor e mais profundo. Caso não tenha caixa de estores, a arquiteta de interiores aconselha a que “coloque uma cortina ou um estore de rolo em blackout elétrico”, por trás das cortinas normais. Outra opção, para quem tem janelas de parede a parede, não permitindo haver o espaço necessário para o blackout funcionar na totalidade, são os “mini rolls que cobrem totalmente os vidros e não deixam passar luz”.

5| A temperatura ideal

A temperatura é um ponto fundamental. Para começar a ter sono, a temperatura corporal tem de baixar. Se o quarto estiver demasiado quente ou frio, terá dificuldades em adormecer. A temperatura ideal para adormecer ronda os 18ºC, assim é estimulada a melatonina, hormona que ajuda a promover o sono. Pode controlar a temperatura do quarto com ar condicionado embutido, de forma a não ficar visível, com lareiras elétricas que dão conforto visual ou aquecedores de parede com vidro branco que passam mais despercebidos e ficam mais bonitos que os de óleo soltos.

Veja mais em Lifestyle

PUB