[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Experimenta Extremadura

Assistimos a uma Showcooking Masterclass para aprender mais sobre a cozinha da Extremadura.

Fomos até à escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa para participar numa Showcooking Masterclass, inserida na Experimenta Extremadura 16, uma mostra da cultura, da gastronomia e dos recursos turísticos da região espanhola, que está a decorrer na cidade.

Na entrada do anfiteatro, Juan Santano, um cortador profissional de presunto, com uma perícia invejável, cortou em fatias finíssimas um dos produtos que fazem parte da identidade da Extremadura, numa espécie de ritual de boas-vindas. O sol que entrou pela janela deu ainda mais cor à grande bancada vermelha, onde, de seguida, o Chef Juan Manuel Salgado mostrou a cozinha extremenha, ou antes a sua versão vanguardista das tradições e cultura da região.

O primeiro prato, composto por uma gelatina natural e caviar, foi o ‘Terra e Rio’, inspirado nos recursos naturais desta zona mais interior. Seguiu-se um cupcake ibérico, com uma combinação de sabores incrível.

Mas o espetáculo tornou-se ainda mais completo quando o Chef utilizou uma técnica com hidrogénio e encheu o ambiente de fumo, como um verdadeiro mágico. O resultado foi um tártaro de maracujá com pipocas nitrogenadas de maçã e um colorido cheesecake apelidado, naturalmente, de 2.0.

Para o Chef Juan Manuel Salgado, na sua cozinha não pode faltar azeite, sal e pimenta, disse em exclusivo à LuxWOMAN. Os seus alimentos preferidos são o jámon serrano e o queijo, pois lembram-lhe a infância e as reuniões familiares. São estes os alimentos da Extremadura espanhola que mais gosta de incluir nas suas experiências. Acredita que o melhor hábito alimentar da região é o pequeno-almoço, que é, na sua opinião, o melhor do mundo, e que é – obviamente – composto por pão torrado, azeite e presunto ibérico.

Vale a pena pesquisar sobre a região e planear uma viagem pela Extremadura. Os sabores, esses, garantimos: são incríveis!

Veja mais em R3dação

PUB