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Mulheres com Atitude: Atumuta Studio, de Raquel Santos

Foi em 2019, durante uma viagem à Índia, que nasceu a Atumuta Studio. A fundadora Raquel Santos conta-nos que este sempre foi um país com o qual teve uma ligação forte.

“As cores, os cheiros, a comida, as pessoas, toda a parte espiritual e forma de ver o mundo fascina-me. É mágico.”

Descreve-nos que teve a oportunidade de ver de perto artesãos a trabalhar em tecidos, tingimentos e técnicas ancestrais de onde nasciam trabalhos feitos à mão de uma forma cuidada e minuciosa. E foi daí que nasceu a sua vontade de criar uma marca própria aplicando estas aprendizagens de uma forma cuidada e sustentável.

Atumuta Studio

Peças intemporais e que podem ser passadas de geração em geração é a premissa da Atumuta Studio.

“Sempre gostei de peças únicas, sempre comprei peças vintage e tenho muitas peças que eram da minha mãe e avó. Peças de qualidade que passaram de geração em geração e como designer sempre vontade criar uma marca onde as peças fossem intemporais e durassem uma vida no armário.”

Todas as peças da marca são desenhadas e produzidas em Portugal por 3 costureiras portuguesas- as “fadinhas”, como são apelidadas por Raquel -, que já trabalhavam com a fundadora em outros projetos.

ATUMUTA STUDIO_05

Os tecidos são provenientes de vários países, especialmente da Índia, Portugal e Peru, e a preocupação da marca é utilizar fibras naturais, orgânicas, materiais reciclados, artesanais e dead stock.

“Desta forma promovemos o trabalho local, e temos a certeza de onde vêm os produtos e de quem os faz. A transparência e acompanhamento na cadeia de abastecimento é uma das nossas prioridades.”

O Butterfly Dress, o Pearl Linen Dress e o Soul Dress são os grandes sucessos da marca, que levaram Raquel a manter os mesmos modelos, mas com diferentes padrões e novas cores.

Com preços entre os €70 e os €300, pode adquirir as suas peças na loja online, em atumuta.com, na loja do Museu do Arroz, na Comporta, no Hotel Casa Mãe, em Lagos, na Loja Araucana, no Porto, na Casa Reia, na Costa da Caparica, e na JF Curated, em Oslo. 

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Raquel Santos, CEO e designer da Autumuta Studio

Raquel Santos, CEO e designer da Atumuta Studio

Raquel Santos considera-se uma pessoa curiosa e com muita energia. Sempre sempre gostou de viajar e de estar em contato com a natureza. E é essa energia e experiências que tenta passar para Atumuta.

Apesar de nunca ter pensado em ter uma marca própria, Raquel sempre esteve envolvida em vários projetos. Licenciada em Design de Moda, teve vários trabalhos dentro da área que lhe trouxeram mais knowhow e crescimento.

“Trabalhei muitos anos com marcas de fast fashion mas na verdade não tinha nada a ver com a minha personalidade e apesar de ser interessante e bom para crescer nada desse mundo tinha a ver comigo e foi aí que então decidi criar uma marca que transmitisse os meus valores e princípios.”

Lançar a sua marca precisamente na pandemia fez com que o desafio fosse ainda maior. No entanto, a aceitação por parte do público dá-lhe força e entusiasmo para continuar.  

Com a missão de criar peças únicas que durem uma vida no nosso armário, a sua maior preocupação como empreendedora é  o excesso de produção e consumismo atual. 

“Acho que ainda temos um longo caminho pela frente no que toca à consciencialização de que temos que mudar este processo, que temos que ser mais conscientes em relação ao que compramos e mais curiosos para saber todo o processo das peças até chegar até nós.”

E o que é que o futuro reserva?

Cheia de ideias para o futuro, Raquel diz querer dar a conhecer a sua marca a mais pessoas, fazer novas parcerias e partilhar experiências durante este percurso. Quer continuar a viajar e a descobrir tecidos e técnicas novas; e continuar a construir um caminho de consciencialização e sustentabilidade na Atumuta.

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