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Mulheres com Atitude: Elsa Dionísio

Elsa Dionísio estava a viver no Qatar quando, através do LinkedIn, começou a receber pedidos de consulta na área da moda, em 2016. A partir daí, começou a colaborar com marcas de moda e lifestyle portuguesas que pretendiam expandir-se nos mercados do Médio Oriente.

“Inicialmente começaram por ser projetos pontuais, com carácter de facilitar e mediar contatos. Rapidamente me envolvi de forma mais direta e estendi as parcerias ligando marcas nacionais a instituições árabes. Os processos desenrolaram-se de forma natural, pois sempre trabalhei em retalho de moda”, conta-nos Elsa Dionísio.

No entanto, a Elsa Dionísio | Fashion Business Management surgiu formalmente quando esta Mulher com Atitude regressou, em meados de 2020, a Portugal e perante o contexto decidiu formalizar os seus serviços e colocá-los ao dispor de startups, marcas, designers e da indústria têxtil.

“Após o regresso, e em plena pandemia, passei o primeiro ano a ter variadas formações acerca do nosso ecossistema de moda (têxtil, calçado, joalharia, marketing digital de moda) e o segundo ano foi dedicado à construção do site, em colaboração com parceiros da área digital. No início de 2022 surge então online o site em questão”, explica-nos.

Elsa Dionísio | Fashion Business Management 

Com a missão de ser útil no percurso de outras pessoas, o trabalho de Elsa Dionísio foca-se na gestão comercial dos negócios. Seja na criação e implementação de modelos de negócio, seja na redefinição dos mesmos. “Existem variadas abordagens que permitem às marcas entrarem em novos mercados, evoluir na forma como são distribuídas, definir e negociar as premissas que contribuem para um negócio saudável e rentável.”

Desde a expansão de uma marca à sua internacionalização, passando por serviços de fashion buying para  negócios multi-marca, pode contactar a Elsa através do formulário ou whatsapp, ambos disponíveis no seu site, em fashionbusinessmanagement.com.

Para além da consultoria, Elsa colabora com instituições dando formação em empresas e workshops a estudantes e público em geral, com interesse nas temáticas.

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Elsa Dionísio

Elsa Dionísio

“Permitir-me sentir, de forma incondicional” é mote de Elsa Dionísio. Licenciada em Estudos Europeus e mestre em Comunicação e Relações Interculturais, viveu em Itália, na Bélgica e no Qatar. Adora moda, principalmente a portuguesa.

“Ter vivido 13 anos no Médio Oriente sedimentou em mim o orgulho em ser Portuguesa. Ouve-se A Portuguesa e vê-se o hastear da bandeira com o coração mais elevado. Aterra-se em solo nacional de sorriso rasgado e descola-se sempre com uma lágrima de saudade”, conta.

Do seu portfólio fazem parte nomes como Harvey Nichols e Maria João Bahia. 

Quando lhe perguntámos se sempre quis ser empreendedora, Elsa disse-nos que sempre quis ter soluções para desafios, inicialmente para os pessoais e depois para os profissionais.  Mas mais do que uma empreendedora, Elsa considera-se uma cidadã do mundo e “sendo o mundo o nosso palco, temos de saber atuar nele”.

A exigência em ser boa em várias áreas, a concorrência e o “fear of missing out”, são algumas das suas preocupações. No entanto, conta-nos que “é importante termos sempre presentes valores como a flexibilidade, a gestão das emoções, das expectativas, a capacidade de recomeçar e não ficarmos presos na imobilidade. A única coisa que é nossa são os nossos sonhos. Toda a parte material tem de ser gerida de mãos abertas, porque é bom ter, é necessário saber gerir, mas se funcionando em fluxo contínuo, há suficiente para todos e para que possamos não viver acorrentados à engrenagem.”

E o que é que o futuro reserva?

Com o objetivo de continuar a contribuir para a indústria de moda, idealmente para a nacional, Elsa não diz que não a outros projetos. “Evolução é sinónimo de maturação”. 

Gostava, ainda, de vir a trabalhar com a marca Manolo Blahnik.

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