A Gelatopia nasceu de um sonho. Um sonho de Susana da Silva Curto, juntamente com mais três sócios, que queriam criar “Gelados de pura Alma portuguesa, mas de inspiração global, criações que refletissem os saberes, sabores e muitas viagens dos portugueses”. Queria que cada prova fosse uma experiência, que cada sabor tivesse uma história para contar e que cada pessoa que o provasse pudesse sorrir e sonhar….
Gelatopia
Na Gelatopia todas as receitas são desenvolvidas pelo Maestrino e, como nos explica Susana, resultam da união entre o “seu lado técnico e científico com a sua vertente mais criativa e inspiracional.” Esta magia acontece num Laboratório na Loja da Rua Ferreira Borges, no Porto, onde os clientes podem observar as várias etapas do processo de produção.
Cada sabor é preparado com os mais frescos e naturais ingredientes, não utilizando quaisquer produtos químicos, corantes ou conservantes. Susana, explica-nos ainda que a Produção obedece a um Planeamento prévio e a um processo que garante a qualidade do produto desde a origem dos ingredientes até ao consumidor final.
“Quem visita a Loja do Porto tem muitas vezes a oportunidade de provar gelado quando está a sair da produção e garanto (sem ser tendenciosa), não há sabor igual! Provavelmente, esta é uma das razões por sermos reconhecidos como Nr. 1 no Tripadvisor no Porto (Sobremesas) e termos obtido o selo de Travellers’ Choice Award 2021.”
Com uma base fixa todo o ano, o que acontece é que esta vai sendo reforçada com os sabores mais sazonais ou de época. Por isso, vai encontrar desde os sabores mais tradicionais, como os Sorbetto Vegan, como a Manga “Alphonso” da Índia, o Chocolate 100% Massa Cacao da Venezuela, a Avelã IDP de Piedmonte ou as Frutas frescas Nacionais, como o Morango ou a Meloa Cantalupe, aos sabores mais improváveis, como o Gelato Queijo Serra da Estrela com Mel e Nozes, Requeijão com Doce de Abóbora, o Café Branco, o Limoncello, o Leite de Coco com Gengibre. E acredite, estas são uma pequena amostra do mundo encantado da Gelatopia.
Quanto aos favoritos dos portugueses, Susana diz-nos haver um Top 5: “Diria que temos os Top 5: Chocolate 100% massa Cacao, o Amendoim com Caramelo Salgado, a Manga, o Morango e a Baunilha. O Pistachio é igualmente muito solicitado. Para clientes estrangeiros os sabores mais diferenciados são os que despertam mais curiosidade, como o Pastel de Nata, o Queijo Serra da Estrela ou o D’Ouro (preparado com Porto Taylor’s Ruby).”
Para além da loja no Porto já mencionada, estão presentes em Lisboa com duas lojas próprias, nos bairros de Alvalade e de Campo de Ourique. Depois encontram-se presentes com pontos móveis em eventos e têm uma rede de parceiros em diferentes pontos do país, tais como restaurantes e hotéis.
“A Gelatopia foi criada com o sonho de proporcionar uma experiência única de alegria através do Gelado. É esse o nosso produto de foco e onde queremos criar laços com os nossos clientes”
Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher
Susana da Silva Curto, mulher e mãe, é apaixonada pela Vida desde sempre e pela Família para sempre. É uma pessoa de pessoas.
Sempre teve fome do mundo, e aos 17 anos, entre lágrimas da sua mãe e uma enorme vontade da sua parte, foi estudar para a Alemanha por um ano. Depois disso, foram poucos os projetos que desenvolveu que não implicassem envolvimento com outros mercados e a concretização de ideias e negócios.
“Fazer acontecer acho que sempre foi o meu lema”. Em 2009, teve um convite para se mudar para Angola, onde já desenvolvia projetos de internacionalização de empresas portuguesas desde 2005, sendo as competências em Marketing Estratégico, Comunicação Empresarial e Gestão de Projetos as que mais caracterizam o seu percurso profissional por Angola e Médio Oriente. Ao longo de vários anos, juntamente com o marido, investiu em Portugal, em particular em PME que partilhasse o seu ADN e sempre com a visão de regressar às origens.
“Em 2020, a viver no Bahrain, acabámos por vir passar apenas 15 dias de confinamento, que se transformaram na decisão de regressar, arregaçar as mangas e construir o nosso Projeto de Vida.”
Ser empreendedora é algo que Susana nos revela ser uma característica que a acompanha desde cedo e que o tempo permitiu que “ficasse mais apurada, a experiência e os longos anos de trabalho no estrangeiro tornou-a mais sólida, reforçou a criação do network necessário e o momento chegou em que senti ter as condições criadas para voltar para Portugal e contribuir para um projeto sólido e de futuro que, simultaneamente, fosse desafiador e coerente com a Visão e Valores com que encaro a Vida”.
Mas empreender nunca é fácil, pois isso implica iniciar e criar algo que ainda não existe…Tendo, assim, de existir “esforço, dedicação e disciplina”. Para além disso, a Gelatopia abriu portas e logo de seguida enfrentou um contexto de pandemia que foi muito pesado para o setor hoteleiro e de restauração.
“Ser Mulher é saber que os caminhos têm altos e baixos e só se fazem com resiliência”
E o que é que o futuro reserva?
No futuro, Susana conta-nos querer que a Gelatopia chegue a mais pessoas. Quer também consolidar a marca como uma referência para quem procura um gelado de qualidade, saudável e divertido.
“Gostávamos muito de contribuir para que a Gelatopia transcendesse o seu Papel comercial, que passasse a fazer parte da vida dos nossos consumidores, que partilhassem a nossa energia e se revissem nos nossos Valores. Gostávamos que fosse uma marca desejada, sinónimo de partilha, de amor e sorrisos. Que fossem os seus Gelados de Sonho!”