[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Prémio Note!

Ângelo Tavares é o autor do romance ‘Violetas no Coração’, vencedor do Prémio Note 2015, que será lançado no próximo dia 6 de novembro, na Note! Coimbra.

Nascido em Viseu, na década de 60, Ângelo cresceu em Lisboa, foi fuzileiro da Marinha e estudou Letras. Trabalhou em marketing e foi responsável pelas relações públicas numa multinacional em Moscovo.

A LuxWOMAN falou com o autor e dá-lhe a conhecer, em três curtas perguntas, um pouco mais sobre a obra premiada.

‘Violetas no Coração’ é um livro sobre o amor. Porquê este tema?

Sem amor, a vida não faz sentido. O amor à vida é o sentimento que tem força para nos fazer mudar. Amar é uma decisão, viver é uma provação. Seria bem mais fácil se encarássemos a vida com amor. Somos postos à prova diariamente através dos obstáculos que nos vão surgindo. Viver é como calcorrear um longo caminho sinuoso que nos fere os pés de tanto tropeçar e cair. Se não tivermos deceções, jamais aprenderemos. Se não encontrarmos obstáculos, não avançaremos. Se não esbarrarmos em dificuldades, não lutaremos. Contudo, não é preciso pisar alguém para avançar na vida.

Por que razão escolheu a violeta para símbolo do desgosto amoroso?

São flores que me tocam particularmente. Perto da minha casa, brotam espontaneamente algumas das flores silvestres que mais me fascinam: miosótis, crocus, açafrão e violetas. Sempre que as encontro numa caminhada, não consigo ficar indiferente. Na construção do enredo, escolhi as violetas por terem uma cor que transmite serenidade. Todo este livro é serenidade e amor. Tudo o que tenho escrito é sobre o amor.

A personagem é uma mulher. Foi fácil para si escrever sobre os sentimentos femininos?

O que me levou a escrever este livro foram os sentimentos femininos. A mulher é uma lutadora por natureza, uma sofredora e uma vencedora. Fascina-me o papel da mulher na vida. A mãe, a amiga, a conselheira, a confidente, a amante, a companheira. Símbolo de amor, perseverança e desprendimento. Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada. Poderia alinhar aqui milhares de adjetivos, mas todos eles se traduzem numa só palavra: Mulher.

P.V.P. ‘Violetas no Coração: €10,80.

Detalhes:

Às 18h30, na Note! Coimbra

Rua João de Ruão, 16, Coimbra.

Veja mais em Pessoas

PUB