[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vai de férias? Tendências e práticas utilizadas pelos assaltantes

A proximidade do verão e das férias convidam a passar períodos mais longos fora de casa e a organizar escapadinhas de fim de semana. No entanto, uma vez que as casas passam mais tempo desocupadas, é necessário ter atenção aos perigos que podem bater à porta. Nesse sentido, a Prosegur Alarms reuniu um conjunto de tendências e práticas mais utilizadas pelos assaltantes de modo a precaver-se de possíveis furtos:

Impressioning

À medida que a tecnologia evolui, as estratégias de arrombamento dos assaltantes também se vão aprimorando. Atualmente, as técnicas são mais silenciosas e mais rápidas, como é o caso do “impressioning”, uma técnica conhecida por não deixar vestígios à primeira vista, em que os assaltantes colocam uma lâmina de metal no orifício da fechadura para obter a forma da chave e, assim, conseguir entrar numa casa sem ter de forçar a porta. Nestes casos, as placas de aviso de alarme são perfeitas para dissuadir os assaltantes.

Trancar portas e janelas

Ainda no seguimento das estratégias de arrombamento, é importante lembrar a necessidade de trancar portas e janelas, que são os meios de entrada dos assaltantes mais óbvios. No entanto, há que ter em atenção outras possíveis formas de entrada, mantendo-as protegidas. Os detetores de movimento volumétrico com ou sem câmaras são boas soluções de proteção.

Vigiar a casa

Os assaltantes estão cada vez mais atentos aos períodos em que as casas se encontram desocupadas, podendo vigiar a casa de perto ou até mesmo utilizar as redes sociais para saber qual o momento ideal para realizar um assalto. Dessa forma, é importante deixar alguns sinais de presença em casa, como uma luz ou televisão acesas, ou até mesmo pedir a alguma pessoa de confiança para ir a casa recolher a correspondência, por exemplo, para não deixar evidências de que a casa está desocupada. Além disso, cada vez mais pessoas exigem que o seu sistema de alarme lhes proporcione a tranquilidade de saberem que há sempre alguém a vigiar a sua casa, contratando serviços de vigilância 24h por dia.

Técnicas de inibição 

Apesar de os alarmes serem a solução ideal para proteger uma casa, as técnicas de inibição utilizadas pelos assaltantes, ou até mesmo algum corte de energia, podem comprometer o seu funcionamento. Existem diferentes tipos de alarmes anti inibição, ideais para momentos em que as habitações ficam desocupadas. A Prosegur Alarms desenvolveu uma solução com dois canais de comunicação (fixo e móvel), além de uma bateria de reserva, que garante que o alarme continuará a funcionar corretamente no caso de uma inibição ou de corte de energia.

Veja mais em Lifestyle

PUB