[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: ALMA, de Mariana e Frederica

Mariana Capão Filipe e Frederica Quintas e Sousa sempre tiveram vontade de ter um negócio próprio, uma marca de roupa para mulheres, que aliasse “a elegância e feminilidade a pilares importantes para nós tais como a sustentabilidade e a ética no processo de produção”. A ALMA, que nasceu durante a pandemia,  é o resultado dessa ambição.

ALMA

Lançada em maio de 2021, a primeira coleção (Capsule One) consistia em 12 peças que as fundadoras consideraram ser peças-chave no armário de uma mulher. No fundo, o conceito da ALMA Capsule Collections é mesmo esse: permitir que uma mulher possa criar o seu próprio “armário cápsula”, comprando apenas as peças com que mais se identifica e considera essenciais. 

Por isso, nas coleções da marca, vamos encontrar peças intemporais, quer no design, quer na qualidade. E apesar de não se guiarem pelas tendências, revelam não querer fugir da cor, apostando numa paleta variada. 

Após um ano do lançamento da marca, lançaram recentemente a Capsule Two com peças complementares às da primeira coleção – mais variedade de vestidos e calças e, ainda, blusas – que não tinham antes. 

Com o objetivo de reduzir o desperdício e educar o consumidor a procurar opções sustentáveis, quebrando o ciclo do fast fashion, na ALMA todos os produtos são confecionados com materiais deadstock ou orgânicos, no norte de Portugal. Além disso, as etiquetas e embalagens são  feitas a partir de materiais reciclados e recicláveis.

“Cada vez temos mais consciência das consequências da produção em massa e trabalhamos no sentido de diminuir o impacto negativo da moda no ambiente”. 

Para adquirir os produtos, que variam entre os €65 e €160,  pode ir até ao site, em almacapsule.com, ou até à Cale Lab– uma plataforma multimarcas que promove pequenas marcas portuguesas-, em calelab.com.

“Em breve, iremos passar a estar disponíveis em lojas físicas no Porto e em Lisboa”. 

Por detrás de um grande projeto, estão duas grandes mulheres

DSCF8205

Frederica Quintas e Sousa (à esquerda) e Mariana Capão Filipe (à direita)

Mariana Capão Filipe tem 26 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e tem um mestrado em Marketing Estratégico tirado na Imperial College em Londres. Em paralelo com a ALMA, trabalha desde 2018 na indústria do Retalho, tendo trabalhado como Buyer em Moda e estando, atualmente, a trabalhar na área da Publicidade em E-commerce de Retalho Alimentar.

Ser empreendedora sempre foi uma ambição, tendo estudado na área de comunicação e gestão. Conta-nos que a vontade de lançar este projeto em particular, “surgiu ao trabalhar na indústria do fast fashion e ter tido um contacto tão próximo com o desperdício que é gerado”.

“Tinha desde cedo uma grande vontade de lançar um negócio próprio e, após vários projetos de inovação no meu mestrado aliado a alguma experiência profissional, decidi que era o momento certo para tentar”

Frederica Quintas e Sousa, um ano mais nova, é formada em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Trabalha como stylist e fotógrafa de moda freelancer desde 2017. Tendo, em 2020/21, estudado Styling na Modatex.

Sempre foi muito criativa e sempre gostou de criar e contar histórias a partir da imagem, quer em arquitetura, quer na área de direção criativa de moda, no entanto, nunca se imaginou a ser empreendedora. Não obstante, revelou-se a aliada perfeita para este projeto, devido às suas competências artísticas e profissionais. 

“A Frederica surgiu como a sócia ideal por ter a experiência na parte criativa do mundo da moda, tendo estudado e trabalhado como stylist e fotógrafa freelancer”. 

Ambas revelam ter sido um caminho difícil, pois, na altura, nenhuma tinha os conhecimentos necessários para acompanhar o desenvolvimento dos moldes e produção das peças. “Fomos aprendendo ao longo do caminho, procurando sempre a ajuda de pessoas mais experientes nesta área e temos vindo a aprender cada vez mais à medida que a marca vai crescendo.”

Por outro lado, destacam também que é um verdadeiro desafio lançar uma marca de roupa online num mercado que está cada vez mais saturado. “É uma dificuldade que temos tentado ultrapassar através da comunicação e criação de uma identidade própria.”

DSCF9735

E o que é que o futuro reserva?

Para o futuro, contam-nos querer consolidar ainda mais a sustentabilidade da marca. “Isto é, apesar dos nossos materiais serem deadstock, gostávamos também de garantir que são materiais orgânicos ou de origem vegetal, algo que ainda não conseguimos atingir”.

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB