[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A história das festas de fim de ano

O mês de dezembro é marcado por encontros, reencontros, partilhas, memórias e eventos. E, assim como toda a história que temos todos os anos para contar, é marcado por início, meio e fim. Entretanto, cabe a cada um de nós definir se “a história das festas de fim de ano” será turbulenta ou um conto de fadas.

Acredite, em 31 dias é possível definir muitos caminhos. Por isso, a forma como o mês é encarado faz sim a diferença para um saldo mais positivo ou negativo em janeiro de 2023, mas, atenção! Desengane-se se acha que o mês de dezembro é o responsável por todo o “terror” da história. Todos os capítulos, todos os caminhos tomados ao longo dos 12 meses do ano é que contribuem para uma retrospetiva ótima, boa ou menos boa.

Confira abaixo algumas dicas para que o antes, durante e depois da época festiva contribua para entrar em 2023 com o pé direito:

ANTES

  1. Pensamento positivo. Ser uma pessoa de atitude positiva é realmente um fator diferencial. Estar orientado pela positiva e de que é possível não comprometer os resultados conquistados até hoje ou, pelo menos, que é possível controlar os excessos de dezembro já é meio caminho andado para o sucesso e para realmente conseguir pôr em prática hábitos e rotinas saudáveis.
  2. Estabelecer um cronograma com as datas festivas ajuda – e muito! – na visualização dos desafios que terá ao longo do mês e, consequentemente, favorece o planeamento e inclusão de boas rotinas, como definir as atividades físicas da semana, os tempos de duração (30 minutos já são um bom começo!), os dias para as compras de Natal etc.
  3. Seja sincero. Consigo e com os seus. Definir metas, objetivos e identificar as expectativas é fundamental para escolhas conscientes. Se precisar de ajuda para “fazer acontecer”, partilhe com alguém que ame, que o possa ajudar e servir de companhia nos eventos mais desafiantes. Ser sincero também implica gerir bem as expectativas. Não espere perder peso se ainda não definiu uma rotina de alimentação saudável ou incluiu a prática de atividade física na base do seu cotidiano, por exemplo.

DURANTE AS FESTIVIDADES

  1. Continue com os bons hábitos. Não falhe o treino, não reduza o consumo de água ou exagere mais nas refeições apenas “porque é temporada de festa”. Manter as boas práticas durante os eventos – e durante todo o mês – é muito importante para o controlo de danos.
  2. Nas refeições dos eventos, controle os “extras”, como o “fio de azeite”, recheios, molhos, bebidas com açúcar e quantidades. Controlar os exageros minimiza o consumo calórico e, consequentemente, os excessos desnecessários, principalmente, neste período. O azeite é uma gordura que, apesar de saudável, conta muitas calorias, assim como os molhos e recheios. O bacalhau não precisa estar repleto de azeite, nem o peru regado em molho para continuarem a ser pratos muito saborosos. Aliás, os pratos tradicionais de Natal, como o bacalhau cozido e o peru assado, por exemplo, são, na verdade, bastante saudáveis, desde que não estejam “carregadinhos” destes “extras”.
  3. Nos eventos, não coma ou beba a mais por pressão de outras pessoas. Frases como “é só hoje” ou “têm de provar porque está uma delícia”. Colaboram com um consumo exagerado de calorias sem necessidade. Ficar por uma opção de prato principal e sobremesa, alternar as bebidas alcoólicas com água, definir os eventos que são mais fáceis de controlar são estratégias pessoais firmes que ajudam a contornar os sabotadores bem-intencionados – amigos e familiares.

DEPOIS

  1. Não pense que está tudo perdido se algo não correu bem. Não desanime! O pensamento perdido por 10 perdido por 1000 não é o ideal. Após as festividades não são precisas compensações descabidas ou horas a mais de treino. Apenas volte para uma rotina saudável.
  2. Faça as resoluções de Ano Novo. Por mais cliché que seja e por muito que algumas pessoas não consigam realizar toda a lista, se definir objetivos tangíveis a probabilidade de ter sucesso em muitas das resoluções melhora significativamente. Inicie por pequenos passos que abram caminho para a conquista dos seus objetivos.
  3. Faça acontecer. Tire do papel. Comece a realização do sonho. O caminho para a conclusão de uma meta tem sempre um início e cabe a cada um de nós motivar esta trajetória.

 Um final feliz e Boas Festas!

Artigo de opinião de Renata Miguéis

Médica nutricionista e diretora de nutrição da Diet Academy Porto e Lisboa, e Diretora Clínica no Porto

Renata Migueis

 

Veja mais em Opinião

PUB