[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Chás, Infusões e Tisanas: fontes de hidratação e não só

Os chás, infusões e tisanas são as bebidas mais consumidas no mundo depois da água mineral – o que não é de estranhar, porque a variedade de sabores e benefícios é grande.

Quando escolhemos um chá ou infusão, temos em consideração diversos fatores, nomeadamente os sabores (frutado, picante, adocicado, suave ou forte), a razão pela qual bebemos (para hidratar, para relaxar, para ganhar energia, entre outros), a altura do dia em que bebemos e como o bebemos (ao pequeno almoço, em substituição do café, para levar para o caminho ou antes de dormir) e, a verdade, é que é muito provável existir um chá ou uma infusão/tisana certa para todas as pessoas e ocasiões.

Mas vamos começar pelo princípio: o que distingue um chá de uma infusão ou tisana?

Apesar de, por norma, chamarmos “chá” a todas as infusões de plantas, os chás são apenas as infusões feitas à base da planta camellia sinensis e existem apenas quatro: o chá verde, o chá preto, o chá branco e o chá Oolong. As infusões feitas com base em outras ervas e plantas não se designam de “chá”, mas de “infusões de ervas” ou até “tisanas de ervas”. Já a diferença entre “infusões” e “tisanas” está na forma como são feitas – se a erva for colocada a ferver juntamente com a água é uma tisana; se a água após fervida é adicionada à erva ou planta, é uma infusão.

Uma das grandes diferenças entre os chás e as infusões e tisanas é a presença ou não de teína, uma substância muito semelhante à cafeína que encontramos no café e que, como ela, tem um efeito estimulante. As infusões e as tisanas não têm teína, ao contrário do chá que a contem  em diferentes quantidades consoante a sua fermentação. O chá preto (o chá com mais fermentação) é o que apresenta maior teor. Os chás “descafeinados” ou “desteinados” apresentam um valor residual.

E quais os seus benefícios?

  1. Hidratação: Entre 50 a 70% do organismo humano é composto por água que é utilizada em várias atividades necessárias à vida e que tem que ser reposta diariamente. Um adulto deve beber, pelo menos, 1,5L de água por dia, mas, para muitos, isso é um desafio. Variar as fontes de hidratação e dar algum sabor à água pode ser a solução e, segundo diversos estudos, todos os chás e infusões são fontes de hidratação por excelência logo a seguir à água. As recomendações para o seu consumo variam entre 1 a 2 chávenas por dia, dependendo do tipo de chá ou infusão e o efeito pretendido.
  2. Antioxidantes: As ervas e plantas contêm naturalmente compostos antioxidantes que ajudam a combater a oxidação celular que leva ao envelhecimento celular, nomeadamente os polifenóis e fitoquímicos  que encontramos em quantidade generosa, por exemplo, no chá verde e no chá branco.
  3. Estado de alerta: como vimos anteriormente, os chás, em particular o chá preto e o chá verde, têm teína que promove a energia durante um período de tempo mais longo, auxiliando também na produtividade.
  4. Anti-infecciosos: Os taninos presentes no chá (verde e preto) apresentam características antivirais e antibacterianas.
  5. Ajudam em estados de stress e insónia: Nomeadamente as infusões de camomila e flor de laranjeira, que originam efeitos promotores de relaxamento.
  6. Ajudam no processo de digestão: Os baixos níveis de taninos presentes na infusão de Rooibos fazem com que esta não interfira na absorção de nutrientes essenciais, seja menos adstringente e não prejudique a digestão, motivo pelo qual é tão apreciada após as refeições.
  7. Não têm calorias: Por si só, o chá não tem calorias, o mesmo sucedendo com a maioria das infusões. O seu consumo pode ser recomendável para situações de perda de peso, em substituição de bebidas açucaradas.

Apesar de terem benefícios indiscutíveis, quando consumidos sem adição de açúcar e integrados numa alimentação saudável e num estilo de vida ativo, os chás e infusões podem não ser adequados para todas as pessoas. Em caso de gravidez, de alguma patologia (ex.: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças gastrointestinais, entre outras) ou qualquer outra dúvida, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir algum tipo de chá ou infusão.

Cátia Gouveia Miguel

Nutricionista Auchan Retail Portugal

Ordem dos Nutricionistas Nº1757N

Cátia Gouveia_Nutricionista

Veja mais em Opinião

PUB