[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Como preparar o seu Kit de Emergência Emocional para tempos de incerteza

Cátia Silva, Psicóloga Clínica e Supervisora pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, ajuda-a a criar um

No passado dia 28 de abril, alguns países da Europa, incluindo Portugal, ficaram às escuras. Um apagão inesperado, que durou algumas horas, deixou elevadores parados, caixas multibanco inoperacionais e sistemas de comunicação indisponíveis. Um momento breve, mas suficiente para desencadear um tipo diferente de escuridão: um apagão emocional.

Porque é que uma falha de energia gerou tanto desconforto?

Segundo Cátia Silva, Psicóloga Clínica e Supervisora pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, isto acontece porque mexe com algo essencial ao ser humano: a sensação de controlo.

 Cátia Silva, Psicóloga Clínica e Supervisora pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Cátia Silva, Psicóloga Clínica e Supervisora pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

“O cérebro humano, em busca constante de previsibilidade e segurança, ativa rapidamente mecanismos de sobrevivência quando se vê perante o desconhecido. Mesmo que racionalmente saibamos que a eletricidade vai regressar, o corpo reage como se estivesse sob ameaça real”, revela a psicóloga.

Aparecem sintomas físicos e emocionais, como taquicardia, tensão muscular, pensamentos catastróficos, sensação de desorientação e irritabilidade ou pânico. Este fenómeno é conhecido na psicologia como intolerância à incerteza — uma das grandes aliadas da ansiedade.

O que o apagão nos veio lembrar?

A nossa estabilidade emocional está, muitas vezes, “pendurada por fios invisíveis”, explica a especialista. Dependemos da rotina, da internet, da energia… Mas será que estamos igualmente preparados por dentro, caso tudo à nossa volta pare?

Na pressa de responder ao apagão, muita gente correu para comprar lanternas, power banks, enlatados. “Um impulso compreensível”. Mas, Cátia Silva, lança a pergunta: “De que serve ter um “kit de emergência” físico pronto, se a sua saúde mental não está preparada para lidar com o imprevisível?”

Como criar um “Kit de Emergência Emocional”

Segundo a psicóloga, tal como preparamos recursos externos, podemos (e devemos) construir um plano interno de suporte emocional.

Eis alguns itens que podiam estar neste kit invisível:

  • Técnicas simples de respiração que acalmem o corpo;

  • Pensamentos-âncora, frases que relembram do que é real;

  • Rituais de conforto (uma música, uma vela, um cheiro);

  • Nomes de pessoas com quem pode conversar com segurança;

  • Estratégias para lidar com o medo sem o negar.

 

Veja mais em Saúde

PUB


LuxWOMAN