[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

“Odeio a Primavera” – não tem de ser assim!

Primavera… os dias começam a ser mais longos, o sol espreita e o calor regressa. Há flores bonitas, tudo fica mais verde… um cenário idílico transformado num verdadeiro pesadelo para muitos portugueses…

E lá vem oOdeio a Primavera; “É o nariz a pingar, são os espirros e aquela comichão no nariz, nos olhos, na pele!” ; “E depois vem a maldita tosse que não me larga”; “Até fico com pieira e com falta de ar”, “Passo sempre mal”; “Um inferno”.

Reconhece-se nalguns destes sintomas? Não é de estranhar…

As doenças alérgicas estão no TOP 5 das doenças crónicas mais frequentes em todas as idades. Em Portugal, 1 em cada 3 pessoas é afetada por uma doença alérgica crónica e a tendência é crescente.

Mas vamos acabar com mitos e crenças! É possível viver bem com alergias!

  • A maioria das doenças alérgicas são fáceis de diagnosticar.
  • A maioria das alergias não passam com a idade.
  • As alergias podem afetar muito a qualidade de vida.
  • Existem tratamentos seguros para as alergias.
  • É perigoso deixar as alergias controlar a vida dos alérgicos…

Quais são as principais DOENÇAS ALÉRGICAS? E quais são os principais sintomas?

  • RINITE: comichão no nariz, nariz tapado, espirros ou nariz a pingar
  • CONJUNTIVITE: comichão nos olhos, olhos vermelhos ou a chorar
  • ASMA: tosse, pieira, sensação de peso / desconforto no peito ou falta de ar
  • DERMATITE ATÓPICA: pele seca, vermelha, a descamar, com comichão

Sem esquecer a ALERGIA a ALIMENTOS, a MEDICAMENTOS ou a PICADAS DE INSETOS…

Muitas vezes, estas doenças surgem em conjunto na mesma pessoa…!

Falamos em ALERGIA sempre que há uma reação exagerada das nossas defesas contra um estímulo habitualmente tolerado por pessoas ditas “normais”. Por exemplo, os alérgicos aos pólenes vão ter mais queixas nesta altura do ano, quando as contagens de pólen no ar aumentam muito.

Como podemos controlar e tratar as alergias?

O primeiro passo é sempre identificar os sintomas. Não é tarde, nem cedo demais para diagnosticar e tratar as alergias! Se há queixas / sintomas, então devemos identificar e controlar a doença, independentemente da idade. Por isso, fale com o seu médico! Os médicos especialistas são os Imunoalergologistas, mas o seu Médico de Família pode ajudar muito.

O tratamento das doenças alérgicas passa por:

  • Estar corretamente informado: saber reconhecer sinais e sintomas e como atuar
  •  Identificar a causa do problema (sem isso será difícil controlar… saber o que está a causar a nossa alergia, permite-nos prevenir!)
  • Identificar o que faz agravar o problema: alguns irritantes como o tabaco ou as infeções respiratórias não causam alergia, mas fazem agravar muito os sintomas. Precisamos também de os evitar.
  • Controlar a inflamação. Quando há alergia, há inflamação. E é essa inflamação que gera os sintomas. Existem medicamentos anti-inflamatórios com efeitos locais, isto é, para colocar no nariz ou para inalar e assim tratar os brônquios e os pulmões, diminuindo essa inflamação a nível local. Isto aumentou muito a segurança e a eficácia dos tratamentos. Alguns medicamentos consistem em associações de vários fármacos num mesmo dispositivo, que têm permitido ainda melhores resultados.
  • Tratar o nosso organismo como um todo. Não somos “feitos aos pedaços”. Somos um ser único. Não vamos conseguir controlar bem a asma, se não respirarmos bem pelo nariz, nem o nosso bem-estar vai estar completo se o impacto da alergia não for bem controlado a todos os níveis… As vertentes física, psicológica, social ou económica não podem ser esquecidas!

Não deixe que a alergia o controle a si. Procure ajuda junto do seu médico. E desfrute de uma Primavera bonita e feliz!

Artigo de opinião de Helena Pité (MD, Ph.D)

Médica especialista em Imunoalergologia

Hospital CUF Tejo e Hospital CUF Descobertas

Helena Pite1

Veja mais em Opinião

PUB