[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Redes sociais vs mercado de trabalho

Vivemos numa época dominada pelas redes sociais. Todos os dias fazemos partilhas, vemos o que os nossos ‘amigos’ colocam no Facebook, o que ‘tweetam’ ou até mesmo o que comem, através do Instagram. Cada segundo da nossa vida parece ser documentado.

Profissionalmente, as redes sociais são também uma porta, uma forma de ajudar alguém a encontrar trabalho, chegando às pessoas que podem ajudar com o crescimento de uma carreira. No entanto, como quase tudo na vida, esta ‘entreajuda’ também pode correr mal.

Há muitas empresas que procuram os seus candidatos na internet, e a presença online é avaliada como parte do processo de contratação. Por isso, é importante ter atenção ao usar as redes sociais, porque elas podem mesmo custar-lhe uma oferta de emprego. Conheça alguns cuidados que deve ter e não perca a oportunidade dos seus sonhos!

1 – Não ponha nas redes sociais o que não quer que o seu chefe (ou futuro chefe) veja;

2 – Evite comentários que possam ser interpretados como racistas, sexistas ou de alguma forma discriminatórios;

3 – Retire as tags de fotografias em que surja numa situação desfavorável;

4 – Faça uma revisão à sua página: apague comentários dos seus amigos que possam ser vistos como desagradáveis;

5 – Nos seus álbuns, apague fotografias antigas em situações comprometedoras;

6 – Reveja as páginas em que fez ‘Like’;

7 – Se fizer parte de um grupo como ‘São 5h da manhã, estou bêbado e no Facebook’ (ou algo semelhante), talvez seja melhor sair;

8 – Não fale sobre o trabalho, nem sobre uma recente entrevista de emprego;

9 – Mantenha as suas contas no Facebook e no Twitter limpas de palavrões: não importa que estejam associadas à sua conta pessoal, ficarão também associadas a si, a nível profissional;

10 – Não se esqueça das políticas de segurança das redes sociais: tenha cuidado com o que coloca como público e privado. Certifique-se de que apenas os seus amigos conseguem ver o que publica como privado.

Imagem de destaque Peter Hahn.

Veja mais em Sociedade

PUB