[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Spotting entre menstruações

Spotting, ou hemorragia entre menstruações, acontece a muitas mulheres e ainda parece ser motivo de preocupação. Na sua missão de oferecer informação e dar visibilidade ao tema da menstruação, a INTIMINA juntou-se à Dra. Shree Datta, ginecologista e especialista médica da INTIMINA, para explicar o que pode causar estas perdas de sangue e quando são motivo de preocupação.

O que significa spotting?

Este é considerado uma leve hemorragia entre menstruações que pode causar algum incómodo e daí, por vezes, requerer a utilização de pensos diários ou higiénicos.

 Qual pode ser a causa?

Há muitos tipos de hemorragias atípicas. Por exemplo, se a mulher sangrar entre os seus períodos ou após relações sexuais. É importante saber qual é o caso. A forma mais fácil de perceber é registar os períodos numa agenda ou calendário e daí registar também sempre que houver uma hemorragia fora desse espaço. É importante ter em conta, e registar também, se a hemorragia é leve (“spotting”), ou mais relevante, e quanto tempo dura. A hemorragia entre períodos pode ser comum em mulheres jovens que tomam contraceção hormonal. Por exemplo, se começou recentemente a tomar a pílula, o adesivo, o implante ou contraceção injetável. Também pode ocorrer se estiver a utilizar o DIU, se tiver tomado a pílula do dia seguinte ou se se esqueceu de tomar uma pílula. Pode também perceber se a hemorragia ocorre a meio do ciclo, entre períodos, conhecido como hemorragia de ovulação e que pode ser acompanhado por cólicas.

Outras causas possíveis

Outras causas podem incluir doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, por isso, no caso de ter tido relações sexuais desprotegidas é aconselhável fazer um teste às DSTs. Igualmente no caso de ter tido relações sexuais, também pode existir uma lesão vaginal que origine as hemorragias.

Se tiver feito um aborto recente ou sofrido um aborto espontâneo, também pode esperar algumas perdas de sangue. Por outro lado, secura vaginal, stress ou alterações hormonais devido a condições como a Síndrome do Ovário Poliquistíco, por exemplo, são outras causas possíveis. A hemorragia entre períodos pode também ser causada por alterações no colo do útero, que podem ser normais, como ectopia cervical ou erosão, ou um sinal de cancro do colo do útero, vaginal ou da vulva, ou pólipos e fibroma.

Quando nos devemos preocupar e procurar ajuda?

Se estiver preocupada com a hemorragia ou se esta se repetir durante alguns meses, deve consultar o seu médico. O ideal é certificar-se que tem um registo das suas hemorragias face aos seus períodos tal como um registo de quando tem relações sexuais, para que fique claro se existem tendências aparentes e informar de alterações relevantes, se mudou recentemente de contraceção, se falhou uma pílula, ou se recorreu à pílula do dia seguinte.

 Ao procurar ajuda:

Quando falar com o médico, ele procurará saber mais sobre o tipo de hemorragia que apresenta e quaisquer outros problemas de saúde que possa ter, tais como diabetes ou alterações de peso. Para despistar sintomas, o médico pode examiná-la internamente, realizar análises para infeções ou doenças sexualmente transmissíveis ou uma citologia (Teste de Papanicolau). Em alguns casos, podem também sugerir um teste de gravidez, análises de sangue ou uma ecografia, dependendo dos sintomas. Uma vez recebidos estes resultados, o médico irá avaliar a necessidade de encaminhá-la para um ginecologista. Se estiver a tomar a pílula, pode considerar uma pílula alternativa para avaliar o impacto nos sintomas. Os tratamentos possíveis podem incluir medicação ou cirurgia, tal como a histeroscopia, um procedimento de rotina, para avaliar melhor e tratar os seus sintomas.

Veja mais em saúde

PUB