[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cristina Judas alerta para a importância da Educação Financeira Infantil no Dia Mundial da Poupança

Assinala-se hoje, dia 31 de outubro, o Dia Mundial da Poupança, uma data que nasceu do primeiro Congresso Internacional de Economia em Milão, em 1924, com um foco singular na urgência de disciplinar orçamentos familiares e fortalecer a prática da poupança. Este ano, celebramos este dia numa conjuntura onde a taxa de inflação tem mostrado os seus dentes de maneira robusta, elevando os custos de vida e desafiando as estratégias de poupança das famílias em todo o mundo. A Especialista em Educação Financeira Infantil, Cristina Judas, aproveita esta data para partilhar uma reflexão sobre a importância de falarmos sobre finanças com as nossas crianças, principalmente pela fase atual que vivemos.

Cristina Judas

Cristina Judas

Construir o Amanhã: A Relevância da Educação Financeira Infantil

Perante os obstáculos financeiros do nosso tempo, onde muitas famílias enfrentam imprevistos e ajustes, sem ter uma almofada financeira, Cristina Judas diz-nos ser  “imperativo não apenas adotar uma visão de curto prazo, mas olhar para o futuro – a próxima geração”. A crise é passageira, mas a importância de sermos pró-ativos e positivos permanece, e por isso voltamos a nossa atenção para a educação financeira das crianças, garantindo que os valores de poupança e a prática de gerir recursos sejam incutidos desde cedo.

Incentivar os Jovens a Poupar: Uma Jornada Compartilhada

A adoção da poupança programada, que torna o ato de poupar automático e sem esforço, é uma estratégia viável para os adultos e pode ser simbolizada e ensinada às crianças através da técnica dos 3 cofrinhos, onde elas aprendem a gerir as suas próprias finanças dividindo-as entre gastos, poupança e partilha. Além desta estratégia, a especialista deixa-lhe outra opção: o “Desafio dos Trocos”. Este encoraja a guardar pequenas quantias, enfatizando que cada pequeno valor conta na jornada financeira.

Dia Mundial da Poupança: Um Ponto de Partida para Conversas Sobre Dinheiro

Com o ímpeto fornecido pelo Dia Mundial da Poupança, “encorajamos pais, educadores e comunidade a abrir diálogos sobre dinheiro, poupança e objetivos financeiros com as crianças”. Ao definir metas financeiras tangíveis e mensuráveis, adultos e crianças podem caminhar juntos, aprendendo e reforçando princípios de responsabilidade financeira.

À medida que navegamos por mares financeiros tempestuosos, usar este Dia Mundial da Poupança como um farol para iluminar a importância da prudência financeira e da educação é vital. Incutir valores e práticas financeiras saudáveis nas crianças é investir no futuro, garantindo que a próxima geração esteja mais bem equipada para navegar pelas suas próprias jornadas financeiras.Juntos, podemos construir um futuro financeiro mais seguro e próspero, começando com a educação das nossas crianças hoje”, conclui.

Veja mais em Sociedade

PUB