[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Journey: todos são bem-vindos a embarcar nesta viagem de sabores

Fundado pela chef indiana Anuroopa Banerjee e pela jornalista lituana Ksenia Naumova, o Journey chegou a Campo de Ourique no outono do ano passado e caracteriza-se por ser “um restaurante de mulheres” e confecionar comida “com o coração”.

Desde que lhe meteu os pés em cima, em 2014, que Anu se rendeu à capital portuguesa. Para além de bonita, o facto de ter uma grande mistura de pessoas, locais e internacionaiscativou a chef indiana desde o início. Além disso, o clima, os ingredientes encantadores, as pessoas amáveis, generosas e prestáveis, tão abertas a experiências gastronómicas e a experimentar coisas novas também contribuíram.

Chef indiana Anuroopa Banerjee, uma das proprietárias do Journey

Chef indiana Anuroopa Banerjee, uma das proprietárias do Journey

Porém, não embarcou nesta viagem sozinha. Teve a ajuda de Ksenia Naumova, que conheceu quando estava no Peru a aprender a arte da cozinha peruana no Taverna Isolina, um dos restaurantes mais emblemáticos de Lima, e no Merito, que ocupou em 2022 o 11.º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. O fascínio mútuo pelo mundo da comida gourmet e da cozinha internacional levou à abertura do restaurante em Lisboa. 

O interior do restaurante, que fica em Campo de Ourique

O interior do restaurante, que fica em Campo de Ourique

Responsável pelas iguarias que nos chegam à mesa, o estilo culinário da Chef Anu está profundamente enraizado na sua herança indiana, sendo os pilares da sua cozinha a utilização inteligente de especiarias, as técnicas de cozinha tradicionais, como a cozedura lenta, e as tradições da cozinha regional indiana de Bengala, Goa, Kerala e outras partes do subcontinente. No entanto, tendo viajado e trabalhado em diferentes partes do mundo – desde a Itália à Austrália -, conta-nos que a maior parte dos pratos são uma amálgama de técnicas de todas as minhas experiências e baseiam-se no equilíbrio entre Calor, Sal, Açúcar, Ácido e Gordura. Quanto aos pratos, a chef aconselha a provar o ceviche, a bochecha de vaca cozinhada lentamente com morango e a sua sobremesa de açafrão rosa.

Uma das preocupações das proprietárias foi garantir que todos pudessem encontrar no Journey comida adequada, independentemente de serem vegans, amantes de carne, pescetarianos, ou de terem intolerâncias ou alergias.

O menu é complementado por uma seleção de vinhos de baixa intervenção escolhidos a dedo pelas proprietárias, que privilegiam pequenos produtores de Portugal, França, Itália, Grécia, Espanha, entre outros.

Seleção de vinhos de baixa intervenção, que são escolhidos a dedo pelas proprietárias

Seleção de vinhos de baixa intervenção, que são escolhidos a dedo pelas proprietárias

O Journey fica no número 38 A da Rua Correia Teles, em Campo de Ourique, e está aberto de terça-feira a sábado, das 15h às 22h. As reservas podem ser feitas através do letsumai.com.

Veja mais em Comida

PUB