[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Uma lição financeira para cada mês

De Janeiro a Dezembro, saiba como pode ensinar Educação Financeira aos seus filhos.

Este pode ser o ano em que os pais, em parceria com os seus filhos, plantam as sementes da independência financeira. Com pequenos passos e atividades planeadas ao longo do ano, é possível ensinar conceitos como poupança, planeamento e consumo consciente de forma leve, divertida e alinhada com o quotidiano familiar.

Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil, criou um cronograma que pode usar para ajudar a trazer competências financeiras essenciais para as crianças, ao longo de 2025.

Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil

Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil

“Ao ensinar educação financeira de forma consistente e prática, os pais ajudam os filhos a desenvolverem competências essenciais para a vida. É um presente que vai além do dinheiro – é sobre valores, responsabilidade e liberdade”, Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil.

Janeiro e Fevereiro: Sonhos e Gratidão

O início do ano é o momento perfeito para refletir e sonhar. Que tal criar um Quadro dos Sonhos em família? “Peça aos seus filhos para visualizarem o que gostariam de realizar durante o ano e escolham dois desses sonhos para estabelecer metas financeiras”, explica Cristina Judas. Além disso, a especialista aconselha a  introduzir um Diário da Gratidão ou cartas para iniciar conversas sobre valores. Gratidão e metas andam de mãos dadas e ajudam as crianças a compreenderem a importância de poupar e planear.

Março e Abril: Escolhas e Semanada

Nestes meses, introduza a prática da semanada. Para crianças pequenas (3-5 anos), use um valor simbólico; para maiores de 6 anos, adote uma abordagem educativa. “Aqui, o foco é ensinar como as emoções influenciam as escolhas financeiras”. Utilize a técnica dos 3 Cofrinhos + 1: poupar, gastar, doar e investir. “Mostre que cada escolha financeira tem um impacto e que o planeamento é essencial para alcançar objetivos”.

Maio e Junho: Responsabilidade e Generosidade

A transição para o meio do ano é a altura certa para ensinar sobre responsabilidade financeira e generosidade. Crie um orçamento simples com os seus filhos e, juntos, planeiem como utilizar a semanada ou mesada. Inclua um objetivo de doação para uma causa especial. “Esta prática ensina a importância de contribuir com a sociedade, enquanto reforça competências de planeamento”.

Julho e Agosto: Férias com Consciência Financeira

As férias de verão são uma ótima oportunidade para introduzir o conceito de planeamento financeiro de forma descontraída. Planeie um dia de férias em família com um orçamento pré-definido, mostrando aos seus filhos como tomar decisões conscientes com base nos recursos disponíveis. Ao mesmo tempo, inicie conversas sobre o regresso às aulas e como planear os gastos necessários.

Setembro e Outubro: Pequenos Investidores

Com o retorno das rotinas, explore noções básicas sobre investimentos e planeamento de longo prazo. Use jogos de simulação para ensinar como o dinheiro pode crescer com escolhas inteligentes. Explique conceitos como juros compostos e incentive-os a pensar no futuro de forma estratégica e criativa.

Novembro e Dezembro: Consumo Consciente

Com a chegada do Natal, encerre o ano com reflexões sobre consumo consciente. Planeie as compras de Natal em conjunto, com um orçamento definido. Revisitando o Quadro dos Sonhos, celebre as conquistas alcançadas durante o ano. “Esse exercício reforça o valor das metas financeiras e incentiva a prática de escolhas conscientes, mesmo em momentos de celebração”.

Veja mais em Sociedade

PUB