#EmpoderamentoFeminino em rede
Para celebrar o Dia da Mulher, reunimos campanhas, iniciativas, vídeos e imagens de empoderamento das mulheres para inspirar, não só nesta data.
A jovem designer Micaela Sapinho levou o ano passado até à passerelle da plataforma Sangue Novo da ModaLisboa uma coleção que mais parecia uma manifestação feminista. Intitulada ‘The Other’, com propostas para a primavera/verão 2017, a coleção é inspirada no livro ‘Segundo Sexo', de Simone de Beauvoir e pretende transmitir uma mensagem pela defesa da igualdade entre mulheres e homens. “A moda, como qualquer outra forma de arte, pode ser usada para revolucionar as mentalidades”, contou a designer numa entrevista à LuxWOMAN © Rui Vasco/ModaLisboa.
O desfile de outono/inverno 2017 de Alexander McQueen, que decorreu esta terça-feira em Paris, foi uma celebração do empoderamento feminino. A diretora criativa da marca, Sarah Burton, criou uma componente de drama desenvolvendo uma série de contrastes entre a força e a sensualidade femininas. Como? Através de malhas, bordados delicados e vestidos com penas, lado a lado com sobretudos de pele pretos e cintos a demarcar a cintura © Facebook The Business Of Fashion.
Esta foi a segunda coleção feminina de pronto-a-vestir da Dior sob os comandos criativos de Maria Grazia Chiuri e a mensagem de empoderamento feminino voltou a estar lá, como na primeira coleção que desenhou para a maison. Afinal, Maria Grazia Chiuri é a primeira mulher a dirigir a criatividade da Dior. Para o próximo outono/inverno 17-18, as propostas da casa de luxo francesa misturam roupa clássica, de trabalho, com tecidos fluidos e detalhes inspirados no universo militar, do boxe e do ballet, tudo ao mesmo tempo. O icónico tailleur Bar, símbolo da feminilidade do ‘Novo Look’, criado pela Dior no período pós-Segunda Guerra Mundial, foi a estrela da coleção © Facebook Dior.
A moda das t-shirts com mensagens feministas pegou na Semana de Moda de Nova Iorque. Um dos exemplos é o designer Prabal Gurung, que deu o seu contributo pela defesa dos direitos das mulheres ao apresentar, no final do desfile da coleção de outono/inverno 17-18, t-shirts com frases como “Girls Just Want to Have Fundamental Rights” (As raparigas só querem ter direitos fundamentais) e “My Boyfriend is a Feminist” (o meu namorado é feminista). Foto: Facebook Prabal Gurung © Alyssa Greenberg Photography.
A marca portuguesa de calçada de luxo Josefinas lançou em outubro do ano passado a iniciativa #ProudToBeAWomen Talk, uma série de debates mensais que decorrem na sua loja nova iorquina para promover e partilhar histórias inspiradores de mulheres de sucesso. A última, de fevereiro, teve como convidada Nika Diwa, uma ‘power woman’, como a marca lhe chama, que deixou uma carreira de sucesso na indústria da moda para se dedicar a uma associação sem fins lucrativos. A Josefinas é defensora acérrima do empoderamento feminino, lançando constantemente produtos que incluem mensagens feministas e, até, uma app com Power Stickers © Facebook Josefinas.
As jogadoras da seleção feminina sueca de futebol entraram em campo no torneio mundial Algarve Cup, que termina esta quarta-feira, 8 de março, com frases de empoderamento das mulheres escritas nas camisolas. “I’m not bossy, I’m the boss” (eu não sou mandona, sou quem manda), “I believe women can do anything they decido to” (acredito que as mulheres podem fazer tudo o que decidirem”) e “Everyone you meet is fighting a battle you know nothing about. Be kind. Always” (cada pessoa que conhece está a travar uma batalha sobre a qual você não sabe nada. Seja amável. Sempre” são algumas das citações utilizadas, proferidas por personalidades suecas. © Instagram Olivia Schough, Fridolina Rölfo e Nina Akestam.
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