[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Da nutrição ao exercício: o 1.º dia

1 de 2

Primeira reação depois da consulta com Bruno Ribeiro, nutricionista dos clubes Holmes Place: 27,4% de gordura? Mais de um quarto do meu corpo é banha? Tenho 17,1 kg de uma coisa amarelada e gordurosa no meu organismo? Socorro!!!

Acompanhe-me na viagem que me fez ficar mais saudável e tentar emagrecer 4 kg, mas, sobretudo, transformar a gordura do meu corpo em músculo. Darei notícias todas as semanas!

O primeiro dia

A verdade é que, explica-me o Bruno, a minha percentagem de gordura está dentro da média: uma mulher da minha idade deve ter entre os 20 e os 30%. Certo. Não está mal, mas também não está ótimo. Quando tomei a decisão de pedir ajuda, sabia isto só de olhar para o meu corpo.

À primeira vista, sou até magra, tenho um ar saudável e uns braços bastante tonificados. Aquela parte do corpo que devemos ter magra por causa das doenças do coração, a zona core, barriga e costas, está bem fininha (obrigada, yoga!). Exceto nas coxas, a minha zona problemática.

Tenho uma alimentação que a maior parte das pessoas considera muito saudável (ou nem por isso? resposta mais à frente), mas, devido a várias situações que me aconteceram nos últimos 18 meses, não estou nos habituais 58 kg. Quando exagero e como mais, vão até aos 60 kg. Tenho andado sempre entre os 60 e os 63. Regressei de férias quase nos 65 kg, um peso que não me lembro de ter tido antes, e com as pernas ainda mais fortes. Pensei: se continuo assim, rapidamente chego aos 70 kg, e isso não quero!

Nutrição e exercício

Às vezes, ‘ser saudável’ pode não ajudar a emagrecer ou a ter uma boa percentagem de gordura. Comecemos pelo princípio: procurei encontrar uma pessoa que me desse um plano nutricional completo, mas que também percebesse bastante de exercício.

Faço yoga seis vezes por semana e ainda corro ou faço bicicleta mais umas duas ou três vezes. Deveria poder comer tudo o me apetece. Errado. Também não posso deixar de comer e beber só líquidos, porque o corpo entra em ‘modo de subnutrição’ e faz o quê? Armazena gordura em maior quantidade e em zonas que não me interessa nada. Certo. Estão explicadas as coxas. Por isso, tomei a decisão: isto só se resolve com um plano ao qual me vou dedicar de corpo e alma. O dia 5 de setembro é tão bom como outro qualquer para começar.

1 de 2

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB