[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Da nutrição ao exercício: o 1.º dia

1 de 2

Primeira reação depois da consulta com Bruno Ribeiro, nutricionista dos clubes Holmes Place: 27,4% de gordura? Mais de um quarto do meu corpo é banha? Tenho 17,1 kg de uma coisa amarelada e gordurosa no meu organismo? Socorro!!!

Acompanhe-me na viagem que me fez ficar mais saudável e tentar emagrecer 4 kg, mas, sobretudo, transformar a gordura do meu corpo em músculo. Darei notícias todas as semanas!

O primeiro dia

A verdade é que, explica-me o Bruno, a minha percentagem de gordura está dentro da média: uma mulher da minha idade deve ter entre os 20 e os 30%. Certo. Não está mal, mas também não está ótimo. Quando tomei a decisão de pedir ajuda, sabia isto só de olhar para o meu corpo.

À primeira vista, sou até magra, tenho um ar saudável e uns braços bastante tonificados. Aquela parte do corpo que devemos ter magra por causa das doenças do coração, a zona core, barriga e costas, está bem fininha (obrigada, yoga!). Exceto nas coxas, a minha zona problemática.

Tenho uma alimentação que a maior parte das pessoas considera muito saudável (ou nem por isso? resposta mais à frente), mas, devido a várias situações que me aconteceram nos últimos 18 meses, não estou nos habituais 58 kg. Quando exagero e como mais, vão até aos 60 kg. Tenho andado sempre entre os 60 e os 63. Regressei de férias quase nos 65 kg, um peso que não me lembro de ter tido antes, e com as pernas ainda mais fortes. Pensei: se continuo assim, rapidamente chego aos 70 kg, e isso não quero!

Nutrição e exercício

Às vezes, ‘ser saudável’ pode não ajudar a emagrecer ou a ter uma boa percentagem de gordura. Comecemos pelo princípio: procurei encontrar uma pessoa que me desse um plano nutricional completo, mas que também percebesse bastante de exercício.

Faço yoga seis vezes por semana e ainda corro ou faço bicicleta mais umas duas ou três vezes. Deveria poder comer tudo o me apetece. Errado. Também não posso deixar de comer e beber só líquidos, porque o corpo entra em ‘modo de subnutrição’ e faz o quê? Armazena gordura em maior quantidade e em zonas que não me interessa nada. Certo. Estão explicadas as coxas. Por isso, tomei a decisão: isto só se resolve com um plano ao qual me vou dedicar de corpo e alma. O dia 5 de setembro é tão bom como outro qualquer para começar.

1 de 2

Veja mais em R3dação

PUB