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Da nutrição ao exercício: o plano alimentar

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Novo update na viagem que me fez ficar mais saudável e tentar emagrecer 4 kg, com a ajuda de Bruno Ribeiro, nutricionista dos clubes Holmes Place.

Regras a implementar: nada de batidos com duas e três frutas diferentes + leite de amêndoa + super-alimento + mel + aveia. Sim, fica delicioso e os ingredientes são todos saudáveis, mas combinado está a dar-me muito mais açúcar do que aquele de que preciso: o que eu referia sobre ‘ser saudável’ não ajudar a emagrecer está a ficar mais claro? Nada de passar o dia a comer bolachinhas ou as saudáveis amêndoas: mais açúcar que se transforma em gordura no organismo.

O plano que recebo é perfeitamente exequível e nem me vai dar muito trabalho. Um dos segredos será planear. Como já levo todos os dias o almoço para o trabalho, é mudar alguns dos alimentos e fazer substituições. Os desafios são os mesmos de sempre: almoços de trabalho (atenção ao pãozinho com manteiga e aos grissinos; se comer entrada, não há sobremesa), cocktails ao final da tarde (álcool só uma vez por semana; tenho de escolher um dia, e nesse não posso beber mais de três copos), jantares com amigos (devo tentar comer dentro das referências que estão no meu plano, mesmo quando janto fora).

Na nossa conversa, percorremos o plano alimentar, que tem pelo menos quatro opções para cada pequeno-almoço, almoço, jantar ou snack, e o Bruno vai adaptando algumas das sugestões dadas aos meus gostos alimentares e a possíveis ‘desejos’ que possa ter. Assim, nas cinco refeições que vou fazer por dia, há lugar até para dois quadradinhos de chocolate de vez em quando (sempre mais do que 70% de cacau), e algumas regras. As refeições deverão ser mais simples (o batido leva apenas três ingredientes) e devem conter sempre uma porção de proteína. O açúcar (na forma de fruta) deve ser consumido sempre uma hora antes de fazer exercício. Assim, está garantido que ele é consumido e não assimilado como gordura. Hidratos de carbono (massas, arroz, etc.) terão de ser sempre, sempre integrais. As saladas só podem ser temperadas com uma colher de sopa de azeite, mas vinagre e limão são à discrição.

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