[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Da nutrição ao exercício: últimos desafios

2 de 2

No dia seguinte…

Não consigo ir à consulta e remarco-a. Ainda bem, penso eu, assim tenho tempo para cumprir ainda mais dias de plano – porque ontem, com tanto sushi espetacular, foi impossível não beber dois copos de vinho – ainda assim, junto-lhes duas limonadas para diluir.

Dezembro foi, claro, cheio de jantares de Natal e não foi fácil cumprir o plano, apesar de ter começado a beber chás de cavalinha e de urtiga – este muito amargo – que nem uma louca. Fazia parte de uma estratégia do Bruno incluir mais líquidos e drenantes naturais a ver se perco mais peso.

Mas não estou a conseguir cumprir o plano. Mesmo. Muito stress. Dias cheios de apresentações e reuniões. E jantares e almoços. Como dizer que não a um camarão frito e a croquetes quentinhos do Arola, no Penha Longa? Peço para trocarem o risotto que acompanha o peixe por legumes (estão deliciosos) e a sobremesa vai para trás. Amanhã consulta.

Quando finalmente chego à consulta após receber elogios de que estou com ótima cara e pareço mais magra, lá vou eu para a máquina. Convencida de que o peso vai estar abaixo dos 60 kg. Bem, para ser sincera, espero que ele esteja próximo. “Vê, ponto quatro. Emagreci.” Resposta do Bruno: “Mas estamos nos 61,4, Rita, não nos sessenta ponto quatro…” Acho que me apetece chorar. O que é que aconteceu? Bem sei que não tenho cumprido à risca, mas a ponto de engordar… Estava à espera de emagrecer, pouco, mas continuar na linha descendente. A sério, estou mesmo desanimada…

Mas a verdade é que o impacto de ter ganhado peso foi pior do que o resultado propriamente dito. Estamos quase nos três meses e 50% do meu objetivo foi cumprido. Estou nos 25% de gordura de forma sistemática.

Bruno faz várias contas e um quadro para me mostrar a evolução. Tenho vindo sempre a baixar a gordura, e a aumentar o músculo. Ele relembra-me a nossa primeira conversa: “Perguntei-lhe se queria mesmo chegar aos 58 kg ou se queria mudar o seu corpo e tonificar, mesmo que não perdesse o peso.” Eu tinha-lhe respondido que sim, que queria mesmo perder peso, enquanto tonificava, sim, mas perder peso.

Apesar de não estar nos 58, a verdade é que perdi muita massa gorda e ganhei músculo – da última consulta para esta, aumentei de peso, mas todo ele foi músculo. E aumentei em quase 2% a percentagem de água. E baixei a gordura visceral de 4 para 3. Mas o limite dos 60 está a irritar-me.

Decidimos manter o plano. E vou continuar a manter muitos dos hábitos alimentares. O Bruno envia-me um e-mail com técnicas de ‘sobrevivência’ às festas, como as “10 regras para perder peso”. Estão todas disponíveis para si, para ler e seguir, na edição da LuxWOMAN de fevereiro – à venda a partir de dia 28 de janeiro.

Se eu tiver tempo, ainda venho cá contar mais aventuras. Para já, chega de diário alimentar. Mas mantenho-me na dieta! E no exercício!

Imagem de destaque: as corridas.

2 de 2

Veja mais em R3dação

• Favoritos do mês LuxWoman: maio

Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.